Congestionamentos no cruzamento invalidaram a medida de segurança

Instalados no mês de julho, os semáforos na Ponte do Bezerrão devem ser realocados pela Junta Administrativa de Recursos de Infrações(Jari) ainda neste mês. Os sinais, que foram colocados em uma tentativa de aumentar a segurança no cruzamento na região, foram desativados depois do forte congestionamento produzido nos dias 23 e 24 de julho, momento em que estavam sendo testados.

O projeto realizado para a instalação dos sinais não obteve sucesso em seu primeiro dia de testes, em que complicou ainda mais a situação do trânsito na região. Após ajustes feitos pelo Jari, uma nova tentativa foi feita, sem êxito. Segundo Laurivaldo Ferreira, secretário da organização, após uma análise de um dos engenheiros do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), a outra opção viável para solucionar o problema seria a colocação de um radar de velocidade para os carros que trafegam no cruzamento vindos da Colônia, além de sinalizar o resto da via. “Com o radar não precisaria de semáforo já que a gente diminuiria a velocidade dos veículos que vem da Colônia para o centro e o trânsito iria fluir com segurança”, conta o secretário.

O cruzamento que liga a Avenida Leite de Castro, o Bairro Colônia e a BR 494 apresenta complicações frequentes, porém leves,  segundo a Junta Administrativa de Recursos de Infrações, em que os pedestres e os ciclistas são os mais vulneráveis. Segundo Adriel Diniz, 33 anos,  dono do Bar Meu Pesqueiro (Bar do Di), o trânsito sempre foi intenso na região. “É muito ruim de atravessar aqui. Para a gente que está aqui o dia inteiro sabe como fazer, mas para o pessoal de fora é complicado”, afirma Diniz. Para o motorista que precisa trafegar pela região, os problemas também são recorrentes devido ao fluxo intenso.

O semáforo deve ser transferido para a Ponte Zé Menino, uma ponte de mão inglesa, que possui um sinal muito antigo, e o único que ainda não passou por manutenção na cidade. Com essa substituição, pretende-se evitar prejuízos. É importante relembrar também que a educação no trânsito é uma das formas mais básicas para que se evitem problemas no tráfego, como lembra a Guarda Municipal, que vem realizando campanhas educativas nas escolas da cidade, em uma tentativa de melhorar a situação do trânsito no futuro.

Texto/VAN: Filipe Reno e Samara Santos

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.