A Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) abriu a primeira turma de Medicina na cidade sede da instituição, curso que anteriormente era disponível apenas no campus de Divinópolis. De acordo com a vice coordenadora do curso, Profa. Laila Damázio, serão oferecidas quarenta vagas anuais, isto é, vinte vagas por semestre. A cerimônia de inauguração do curso foi realizada na última semana no anfiteatro do Campus Santo Antônio, contando com presença da reitora Valéria Kemp, do prefeito da cidade Helvécio Reis e do Secretário Nacional de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, Helvécio Magalhães.

Segundo a coordenadora Laila Damázio, a iniciativa da abertura do curso na cidade de São João del-Rei é uma resposta às atuais disparidades na concentração de médicos nas regiões Sul e Sudeste, em relação às demais regiões do país, que carecem de profissionais da área. Com isso, o governo tem estimulado a abertura de novos cursos de Medicina. Damázio afirma que o curso do campus sede da UFSJ permitirá que os alunos tenham “um perfil diferenciado. Eles, desde o primeiro período, já vão ter contato com a sociedade. Vão fazer trabalhos nas Unidades Básicas de Saúde”, relata.

O curso está atualmente localizado no Campus Dom Bosco e os graduandos farão uso dos laboratórios do Departamento de Ciências Naturais (DCNAT), os quais passaram por uma reestruturação para melhor atender às demandas do novo curso.  Damázio explica que, por enquanto, “o único laboratório diferenciado – especifico para a área médica – é o de habilidades em urgência e emergência, que foi todo equipado no prédio do DCNAT (foto) com manequins e bonecos, onde os alunos poderão fazer práticas de simulação”. A expectativa é de que ainda este ano sejam iniciadas outras obras no Departamento de Medicina, com a criação de novas dependências, como o laboratório cirúrgico.

Paula Silveira (19) faz parte dos 20 candidatos selecionados para esse semestre. Natural de Belo Horizonte, ela se diz muito animada com relação ao curso. “Nos primeiros dias, tivemos a apresentação da grade curricular e o curso inova, ao mesclar, desde o início, teoria com a prática”, conta. A estudante ainda diz que ela e seus colegas irão a diversas unidades de saúde para iniciar o contato com os pacientes, com o ambiente de trabalho e os profissionais da área.

Para a população local, a expectativa com relação ao novo curso é grande. O aposentado João Paulino (51) vê a chegada do curso de Medicina como uma melhoria. “A chegada do curso aqui é excelente, e quem sabe a questão da saúde vai melhorar”, ressalta.

O curso de medicina agora é o vigésimo quinto curso de graduação oferecido pela Universidade nos três campi de São João del Rei.

Texto: VAN/Bruno Oliveira
Foto: Divulgação UFSJ