A cidade tricentenária de São João del-Rei não é apenas uma cidade histórica. Entre igrejas seculares e casarões antigos, existe também uma paixão, que apesar de ser nacional, nas suas terras é tão forte quanto a religiosidade: o futebol.
Celeiro de grandes jogadores como André Luiz, ex-Nancy (França), Fábio Mineiro, ex-Jorge Wilstermann (Bolívia), Thiago Galhardo (Madureira), entre outros, a Secretaria de Esporte e Lazer de São João del-Rei criou um time para que a cidade esteja representada na Copa Zona da Mata de Futebol Regional.
O anúncio foi feito no início de fevereiro, na sede da Liga Municipal de Desporto do município, onde alguns jogadores presentes já puderam entender o funcionamento desse novo time e do campeonato.
Todos os atletas selecionados atuaram no ano anterior no Campeonato Amador local. Segundo o treinador escolhido, Eudes Damião, o projeto era uma iniciativa do agora secretário de Esportes, Cleudes Barbosa, que tinha um projeto chamado “Urso Negro”, mas com o novo cargo apresentou a ideia para o chefe do Executivo, que de prontidão aceitou a iniciativa.
“Na verdade, quando o Cleudes me convidou para ser o técnico desse time, não seria um projeto da prefeitura. Como vamos ser o único representante nesse campeonato, vamos poder formar um grupo bastante forte, já que essa competição agrega jogadores profissionais no fim de carreira, mas o nível técnico da competição é muito elevado”, acrescentou o treinador.
Para o secretário, Cleudes Barbosa, é importante dar continuidade à participação de um time são-joanense nesse torneio, que sempre esteve representado por algum clube local. Agora, com esse time de grandes atletas, poderão formar uma equipe mais sólida, devido ao grau de dificuldade da competição.
“Um nível técnico altíssimo! Há jogadores como Beto e Marco Aurélio. Temos também o Gustavo Miranda, que esteve no Bangú, a meninada do Athletic, que acabou de ser campeã no campeonato Amador. É um grupo homogêneo, com jogadores jovens e alguns bem experientes; esperamos que possam abrir portas para campeonatos futuros”, relatou Barbosa.
Os treinos se iniciaram no dia 20, no campo do Athletic e acontecerão todas as terças e sextas-feiras, às 19h.
Primeiro confronto
O primeiro jogo do time de São João foi neste domingo (08). Os jogadores são-joanenses enfrentaram o Tibério de Guarani, da cidade de Guarani. A seleção são-joanense levou a melhor, trazendo três pontos para casa com uma vitória de 3 a 1, com gols de Dayvison, Leandro Gambá e Baratinha. O próximo jogo da seleção acontecerá sábado, 14 de março, às 15h, no Campo do Athletic Club.
Texto: Willian Carvalho
Foto: Willian Carvalho