Evento acontece pelo segundo ano e a expectativa é de conseguir uma adesão de 3.000 pessoas

Evento é uma iniciativa da Prefeitura de São João del-Rei para a valorização da cultura na cidade. FOTO: Divulgação

Entre os dias 19 e 22 de maio,  São João del-Rei realiza a Semana de Popularização do Teatro e da Dança pelo segundo ano. Durante os quatro dias, peças teatrais e espetáculos de dança ocuparão o palco do Teatro Municipal.

De acordo com o diretor do Teatro Municipal, Leandro Rocha, em 2015, a semana teve sete espetáculos, com média de 400 pessoas em cada. “Ano passado, como foi o primeiro, nós tivemos uma adesão muito grande de espetáculos e de público.  Neste ano, a expectativa é que tenhamos uma média de 3.200 pessoas, em função da edição anterior”, revela.

Segundo Rocha, a intenção da Semana é promover outras atrações ao público são-joanense. “O objetivo é que a gente consiga formar plateia, que a gente possa fazer com que as pessoas criem o hábito de ir ao teatro, tendo acesso aos espetáculos a um preço bem simbólico”, pontua.

O ator Filipe Diaz é um dos organizadores do festival de teatro da cidade de Conselheiro Lafaiete. Atualmente, mora em São João del-Rei. Para ele, a realização de eventos como a Semana de Popularização do Teatro é de extrema importância para o reconhecimento da profissão. “Uma cidade que se preocupa com a popularização do teatro, reconhece que há possibilidades de se construir uma sociedade melhor, mais cultural e mais viva. Criar uma semana de popularização do teatro é uma viela para formação de um bom cidadão e reconhecer essa profissão.”, declara.

Assim como Rocha, Filipe acredita que o sucesso da popularização está na formação de público. “Deve-se alcançar o maior número de pessoas, que possibilitará o reconhecimento de quem trabalha e vive da arte que está sendo apresentada. E é isso que acontece em muitos festivais; inúmeras parcerias de grupos teatrais, que querem ganhar espaço no mercado, divulgando a arte e o trabalho do artista.”, avalia.

Já o aluno de licenciatura e professor de teatro em escolas, Matheus Correa dos Santos, conta que a semana de popularização do teatro no município é muito relevante, uma vez que faltam incentivos na área. “A campanha é muito importante, pois não há um grande movimento teatral na cidade. E ela proporciona um momento que a gente tem esse contato, tanto para as pessoas do curso quanto para a comunidade.”

Programação

Resultado da seleção de apresentações para a II Semana de Popularização do Teatro. FOTO: Divulgação

A segunda edição da Semana de Popularização do Teatro começa na quinta-feira (19), às 19h, com um cortejo de abertura pelas ruas em torno do Teatro Municipal, onde às 20h, acontece a primeira apresentação. Na sexta-feira (20), a programação inicia às 20h. No sábado (21) e no domingo (22), os espetáculos acontecem às 16h e às 20h. Todas as peças são realizadas no Teatro Municipal. Os ingressos têm preços populares de  R$6,00 a inteira e R$3,00 meia, com apresentação de documento estudantil.

TEXTO/VAN: Amanda Rodrigues

COLABORAÇÃO: Daniel Ubiratan e Maria Luísa Mello