Por Ana Cláudia Almeida, Felipe Rocha, Giulianna Andrade, Igor Chaves e Késsia Carolaine 

Uma pesquisa, realizada pela equipe de repórteres da Vertentes Agência de Notícias (VAN) em São João del-Rei, revelou que apesar do vasto acervo histórico, cultural e artístico da cidade setecentista, investimentos públicos devem ser realizados para melhorar a infraestrutura turística e ampliar a divulgação dos patrimônios, a fim de tornar a experiência mais atrativa. 

O resultado foi obtido por meio de entrevistas realizadas com seis pessoas naturais de São João del-Rei, dois turistas e um guia turístico. O objetivo era confrontar as visões do público quanto ao turismo local, mas o que despertou a atenção foi a conclusão unânime acerca do urgente progresso da cidade em relação à ampliação cultural.

Localizada na região do Campo das Vertentes, o território são-joanense integra o Circuito Turístico Trilhas dos Inconfidentes, juntamente com mais quinze municípios. São João del-Rei existe desde o período colonial e expressa vivamente as características da época de exploração do ouro em Minas, seja nos patrimônios ou nas casas e estabelecimentos, possibilitando recordações estéticas do passado, além de ampla diversidade ecológica local. 

Festas sagradas, igrejas centenárias, ruas antigas, estilo arquitetônico oscilando entre o barroco e o moderno – são esses os elementos que mais encantam as pessoas. A comparar com a elevada carga religiosa presente no ambiente urbano são-joanense, que ganha o protagonismo das visitas, a área comercial e museológica são pouco exaltadas. 

Ao coletar perspectivas de são-joanenses, eles, em sua maioria, afirmaram que o turismo poderia ser melhor e mais valorizado. Eles apontaram a carência de investimento em setores locais, a falta de espaços para a realização de eventos e a necessidade de uma maior divulgação das atrações regionais. Além disso, grande parte dos entrevistados compararam São João del-Rei e Tiradentes, em que a cidade vizinha, mesmo sendo menor, possui pontos turísticos mais fortes e a consolidação frequente de melhorias. 

A pesquisa também revelou a predileção dos turistas pela cidade inconfidente. Visitantes de origens distintas salientaram a hegemonia do turismo de Tiradentes devido à sua evolução constante em otimização cultural e integração turística. Apesar do caráter elitista e dos preços exorbitantes, o casal de Florianópolis, Fábio e Fabiana Larroyd, se vêem melhor instalados em um hotel da região, mesmo com planos de passeios em São João. Para eles, o valor histórico-cultural e a arquitetura são-joanense deveriam se igualar à maravilhosa gastronomia mineira no quesito da exploração e divulgação. “Fomos almoçar e vimos que o Mercado Municipal é pouco organizado e pequeno. Esse espaço deveria ser melhor gerenciado, ser valorizado como as Igrejas, pois quando se pensa em culinária e cultura regional, é lá também que vão procurar.”, opina Fabiana. 

A mineira, residente da Argentina, Nilza Machado, concorda com a necessidade de reestruturação do turismo local. Embora tenha se surpreendido com a conservação dos monumentos, apontou uma carência de profissionalismo dos funcionários do posto de informação turística: “Senti falta de preparo e de mecanismos de divulgação. Vim pelo passeio de Maria Fumaça também, mas não encontrei nenhum lugar falando sobre. No Coreto, o rapaz não soube me informar. Não havia um folheto nem para me dar informações on-line.” 

Roberto Edilson dos Santos, guia turístico e são-joanense, ponderou sobre o assunto e afirmou que o ponto de divergência entre o turismo de São João e outras cidades da região é a falta de investimento. “O Ministério Público, Prefeitura, Secretaria de Turismo…sinto que tem uma distância muito grande entre eles em termos de ideias, de preservação, de promoção de eventos, de uma divulgação geral”, disse o profissional. 

Assim, tal como reiteraram os locais e os turistas, a desarmonia em prol do turismo acaba por abafar a importância singular de São João para a cultura nacional. O reconhecimento e a procura discrepantes entre os patrimônios são fatores também merecedores de mudança, visto a relevância da cidade para a preservação da memória dos brasileiros, sem contar a necessidade de uma maior promoção daquilo que a cidade tem e deve oferecer.

Roberto Edilson dos Santos, guia turístico e entrevistado, em frente à Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar
um dos principais pontos turísticos de São João del-Rei.
Foto: Ana Cláudia Almeida

Torres da Igreja de Nossa Senhora do Carmo, um dos principais pontos turísticos de São João
del-Rei.
Foto: Igor Chaves

Infográfico com pontos turísticos de São João del-Rei

Revisão: Mariana Carvalho

Subeditoria de conteúdo: Maria Beatriz Garcia

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.