Evento contou com a participação de capoeiristas de toda a região

Festival contou com aulas de capoeira

Capoeiristas profissionais e amadores de toda a região se reuniram na manhã do último sábado, 12, em São João del-Rei para o 4º Festival Nacional de Capoeira promovido pela Fundação Internacional Capoeira Arte das Gerais (FICAG). O evento, que acontece a cada 2 anos, contou com programações variadas. Sábado pela manhã foi realizado um curso no Sport Center Fernando Magno, no qual os capoeiristas mais experientes puderam passar todo seu conhecimento sobre a arte aos alunos, tanto principiantes quanto os já avançados.

aquecimento para o início das atividadesJá no período da tarde, todos se reuniram no teatro do Colégio Nossa Senhora das Dores, onde houve diversas apresentações culturais como congado e maracatu, e contou ainda com entrega de certificados aos graduandos. Para o organizador do evento e professor de capoeira Formando Juninho, esse Festival é de suma importância para a manutenção da cultura afro-brasileira:

“ Nosso principal objetivo é manter nossa tradição com a capoeira, resgatar a arte e cultura deixada pelo nossos velhos mestres e ainda dá uma graduação aos nossos alunos principiantes que vão continuar disseminado a capoeira”.

Mestre Caputino é de Belo Horizonte, mas viaja o mundo todo levando a capoeira, arte genuinamente brasileira, para ser ainda mais conhecida. Ele afirma que tem visto um grande avanço no esporte. “A capoeira tem evoluído muito, tem tido muita ascensão tando no Brasil como no mundo. E participar de festivais como esse, que tem uma presença muito grande de crianças, é importante porque não deixa a nossa arte morrer. Elas são o futuro”

Foi oferecida uma oficina de música no evento

A grande maioria dos participantes do festival eram crianças, mas no meio delas estava Arnaldo Guerrieri, de 50 anos. Guerrieri pratica o esporte há apenas 10 meses, e garante que nunca é tarde para começar a lutar capoeira. “Quando eu digo que mudou minha vida não é força de expressão. Eu sou outra pessoa com a capoeira, apesar das dores no corpo e de não conseguir fazer todos os passos, a cada dia eu me sinto no desafio de crescer mais e lutar pra evoluir”.

TEXTO/VAN: THOBIAS VIEIRA

FOTOS: JEDERSON LUCAS/ flickr.com/photos/jedersonrosa