Projeto Educação Patrimonial Oeste de Minas, que ganhou uma segunda edição no 1º semestre, conta com apresentações de documentários e visitas no Museu da EFOM em São João del-Rei

[REBECA OLIVEIRA] (3)

No dia 16 de abril de 2015, o projeto Educação Patrimonial Oeste de Minas foi contemplado com uma segunda edição. Coordenado por Célia Vitral, esposa do falecido e idealizador da iniciativa José Roberto Câmara Vitral, essa versão conta com visitações guiadas ao Museu Ferroviário e tem como objetivo a conscientização do patrimônio ferroviário entre estudantes, “Conhecer para preservar”, diz Célia.

A ideia consiste em apresentar o projeto em escolas da rede pública, exibindo, primeiramente, documentários produzidos na primeira edição como forma de preparar os alunos para a visitação que ocorre no Complexo Ferroviário e no Museu da Estação de Ferro Oeste de Minas (EFOM). O diferencial dessa segunda edição é a abrangência, que foi ampliada para 2400 estudantes da rede pública de 3 a 18 anos, além de englobar não só a cidade de São João del-Rei, como toda a região.[MARIANA RIBEIRO] (3)

A equipe conta com estudantes do curso de História da UFSJ, sendo duas as monitoras, Jéssica Carvalho e Maryale Dias, além dos filhos da coordenadora, Daniel e Laís Vitral. Segundo Jéssica, a visita consiste em apresentar a história da inauguração da ferrovia na cidade e na região de Minas Gerais. “Não só os aproximou da história como também de querer continuar vindo aqui e trazes os pais, os colegas e passear de trem” explica.

Os documentários Ferrovia Oeste de Minas – Memória e História, com depoimentos de ex-ferroviários são-joanenses e Trem das Águas, sobre o extinto ramal que ligava São João del-Rei ao balneário de Águas Santas produzidos na primeira edição, foram posteriormente distribuídos em escolas públicas e aos turistas que visitaram o Complexo e o Museu.

[MARIANA RIBEIRO]

Escolas e alunos interessados em participar do projeto podem entrar em contato pelos telefones: 32-9981-2246 (Célia Vitral), 32-9997-1385 (Jéssica de Carvalho) ou 32-9103- 1568 (Maryale Dias) ou ainda pela página do projeto no Facebook: www.facebook.com/EFOMmemoriaehistoria  .

TEXTO/VAN: MARIANA RIBEIRO E REBECA OLIVEIRA

FOTOS: MARIANA RIBEIRO E REBECA OLIVEIRA