Ação faz parte do ArtCOP21, que envolve centenas de eventos em todo o mundo e coloca em visibilidade as negociações da ONU sobre o clima

12049485_1062876383757678_9040456441397772109_n

As discussões sobre o aquecimento global na 21ª Conferência do Clima (COP21), que ocorre entre 30 de novembro e 11 de dezembro em Paris, envolvendo 196 países, irão ultrapassar os domínios políticos e científicos da ONU, chegando nas praças são-joanenses.  

7 Praças em… é um evento artístico performativo, que acontece simultaneamente em sete diferentes praças de São João del-Rei, propondo a discussão da sustentabilidade entre a população. A intervenção ocorre no sábado, 7 de novembro, e vai reunir diferentes artistas da região.

O idealizador do projeto, professor Adilson Siqueira, do curso de Teatro da UFSJ, afirma que as pessoas estão reduzindo a questão da sustentabilidade a apenas reciclar papel velho e garrafa pet. “Para que alguma transformação na direção sustentável aconteça, a gente precisa tocar corações e mentes. A gente precisa que a sensibilidade das pessoas comece a refletir isso”.

300 eventos, 36 países, uma ligação

ArtCOP21 é uma corrente mundial de eventos com representação popular que pretende reafirmar para os líderes mundiais, durante a reunião da ONU, a necessidade de se fazer acordos que garantam um futuro limpo e sustentável ao planeta.

Em São João del-Rei, cada praça abrigará uma arte como tema: música, dança, artes plásticas, escultura, literatura, teatro e cinema. As performances terão duração de sete horas, e podem ser levadas por quaisquer artistas interessados em expor seu trabalho, ou em ministrar oficinas e workshops, que estejam ligados à sustentabilidade urbana, social, ambiental e à mudança climática.

Apresentações de dança, roda de jongo, oficina de maracatu e trocas de livros integram o calendário cultural que envolve 300 eventos em 36 países.

Feira comunitária e aplicativo para dispositivos móveis

Os são-joanenses terão o privilégio de fazer trocas de mudas, sementes e outros produtos agroecológicos, comestíveis e medicinais, produzidos em hortas caseiras dos moradores próximos às praças.

O projeto é da aluna do curso de Psicologia, Amanda Veiga, e faz parte do Laboratório de Ecopoéticas do Grupo Transdisciplinar de Pesquisa em Artes e Sustentabilidade (GTRANS), do Curso de Teatro da UFSJ. “Eu tenho uma preocupação com a alimentação, em como as pessoas se relacionam com o meio ambiente e o que isso gera para o mundo”, defende Amanda.

Em parceria com alunos de outros cursos, como Zootecnia e Ciências Biológicas, Amanda está fazendo um mapeamento de hortas nas proximidades das praças de São João, que dará origem a um aplicativo para dispositivos digitais, em desenvolvimento pelo Departamento de Ciências da Computação da UFSJ.

Esse aplicativo, que será testado durante o evento, reunirá um banco de dados de diversas plantas com suas respectivas descrições, utilidades e receitas culinárias. A ideia dos realizadores é poder fazer com que as pessoas possam se comunicar através do dispositivo, criando uma rede de informações, trocas e vendas de produtos agroecológicos. “Entendemos que os aplicativos são como uma nova mídia, se apresentando como um poderoso canal de comunicação para interligar pessoas e fomentar novas possibilidades”, afirma Darinton Carvalho, professor responsável pelo desenvolvimento do app.

Karawane sustentável

Colocando a mobilidade urbana de São João del-Rei em pauta, será organizada uma caravana de meios de transporte sustentáveis: seja a pé, de bicicleta, de carona ou transporte público.

A proposta da Karawane sustentável é fazer com que as pessoas percorram e participem dos eventos nas 7 Praças, respeitando os princípios ecológicos da cidade, com a possibilidade de ainda realizar performances durante o percurso.

Cobertura ninja ao vivo

O 7 Praças em… terá cobertura ao vivo transmitida online, por meio de dispositivos móveis próprios para transmitir parte do evento por uma plataforma digital acessível no mundo todo. De qualquer parte do globo, as pessoas poderão conhecer e participar indiretamente das manifestações culturais dos artistas são-joanenses.

7 Praças

Confira abaixo as praças que vão sediar os eventos, juntamente com as respectivas temáticas:

– Praça da República (próximo da Igreja São Gonçalo): música

– Praça do Senhor dos Montes: dança

– Praça da Estação: artes plásticas

– Praça Embaixador Gastão da Cunha/Pelourinho: escultura/instalação

– Praça do Carmo: literatura

– Praça Pedro Paulo (Matosinhos): teatro

– Praça Bom Senhor do Matosinhos: cinema

O 7 Praças em… começa às 10h do sábado, 07, e termina às 17h. Artistas interessados em se apresentar ou expor seu trabalho, assim como ministrar oficinas e workshops, ou também participar da Karawane, devem enviar proposta até esta sexta, 30 de outubro, para o email eco@arteesustentabilidade.com.

TEXTO/VAN: JEDERSON ROSA

FOTO: DIVULGAÇÃO

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.