No mês de conscientização do câncer de mama são desenvolvidas diversas atividades para chamar a atenção da população em relação ao problema que tem afetado tantas mulheres

No Brasil, o predomínio do rosa que invade a primavera de outubro representa a conscientização do câncer de mama. A iniciativa começou nos Estados Unidos e foi fomentada pelo número crescente de diagnósticos envolvendo a doença. Atualmente, segundo dados fornecidos pelo INCA (Instituto Nacional de Câncer), esse é o tipo mais recorrente entre as mulheres, sendo cerca de 25% dos casos a cada ano.

FOTO: Blog Thaika Ferreira

A mobilização realizada mundialmente em relação ao assunto desperta ações que partem de todos os segmentos, desde a iniciativa privada, às instituições públicas e à sociedade civil. Entre as atividades desenvolvidas neste período estão campanhas de conscientização, caminhadas, desfiles e, até mesmo, uma iluminação especial para universidades, teatros, museus e etc.

Assim como em outras cidades, São João del Rei também desenvolve ações neste período. A secretária da Associação de Amparo à Pacientes com Câncer (ASAPAC), Vanessa Ribeiro, conta que a iniciativa começou a partir de uma demanda por conscientização devido ao crescente número de diagnósticos e, também, pela procura de mulheres afetadas pela doença.

Segundo a assistente social, Laura Isadete, o fato desse movimento acontecer nacionalmente e repercutir em vários meios de comunicação, desperta uma parcela considerável da população para a problemática envolvendo o câncer de mama.

A comerciante, Isabel de Souza, afirma que há alguns anos quando participou de uma palestra do Outubro Rosa, percebeu a necessidade do exame preventivo. Foi então que resolveu realizá-lo e descobriu que estava com um nódulo no seio. “Se não fosse a campanha de conscientização, talvez só descobriria a existência de alguma coisa quando já não fosse possível remediar”, ressaltou.

Conforme, a Coordenadora de Atenção à Saúde Materna Infantil, Mara Gomes, embora o evento deste ano tenha sofrido com algumas dificuldades financeiras, o seu impacto continuará o mesmo graças às parcerias feitas para a realização das atividades.

A programação do Outubro Rosa teve início hoje (19), com a palestra com as mastologistas, Drª. Nicole Rangel e Drª. Patrícia Rezende,  no auditório da Polícia Militar, às 19h. No dia 22, acontece a tradicional “caminhada pela saúde”, que está prevista para às 9h. A concentração vai ser no Largo do São Francisco e contará com a presença de algumas instituições para oferecer atividades como, a medição de pressão e de glicemia. Em seguida, partirão da Ponte do Rosário, até a Avenida Tancredo Neves.

Por fim, no dia 29, a ASAPAC desenvolverá o “Glamourosa” em que, serão trabalhadas atividades que envolvem fisioterapia e dança. O evento acontece às 14, na rua Ministro Gabriel Passos, Centro. Segundo os organizadores, toda a comunidade está convidada.

TEXTO/VAN: Juliana Paravizo e Beatriz Estima