Evento busca atentar participantes para o valor que a vida tem

A Associação Municipal de Espíritas (AME) promove a 20ª Semana Espírita de São João del-Rei, que começa nesta quarta, 19, e prossegue até o dia 22. Diversas palestras remetem ao tema Valorização da Vida, abordando questões sobre suicídio, morte, educação e família. A temática faz referência ao Setembro Amarelo, campanha realizada no mês passado para alertar a sociedade sobre as particularidades do suicídio e suas formas de prevenção.

Os palestrantes convidados vêm das cidades de Belo Horizonte, Divinópolis e Dores de Campos. A ideia é orientar a população, explica o presidente da AME, Edson Braga. “Se você tiver uma compreensão, uma educação, um conhecimento maior da vida, você não comete um suicídio”, argumenta.

Mais de 500 pessoas são esperadas para o evento, número superior às 19ª edição da Semana.

 

Reflexão para evoluir

As reflexões do espiritismo permitem que as pessoas busquem a evolução de suas formas de pensar, busquem a evolução de suas formas de pensar, acredita a professora Heloísa Cipriano.  Mais que isso, “a Semana pode nos ajudar a entender e mostrar o verdadeiro sentido de estarmos aqui, num momento em que o número de suicídios vem aumentando em todo o mundo”, conclui.

FOTO: Divulgação
FOTO: Divulgação

Para o espírita, Maurício Mattos, a comemoração é uma oportunidade para aprender e reaprender sobre os assuntos abordados no evento. “Cada pessoa que traz uma nova leitura de um tema abre novas perspectivas de reflexões [da vida]”, afirma.

Programação

Para participar do evento, interessados devem colaborar doando 1Kg de alimentos não perecíveis para a Sopa do Vovô Faleiro, instituição de trabalho assistencial do movimento. As palestras começam sempre às 20h, no Centro Cultural e Social do Exército, Av. Hemílio Alves, Centro. Confira a programação de cada dia:

– 19 de outubro:  “Suicídio – Não adote esta ideia”, palestra ministrada pelo Presidente da União Espírita Mineira, Henrique Kemper de Belo Horizonte – Minas Gerais.

– 20 de outubro: “Educação: desafio para o século XXI”, ministrada pelo expositor  Danilo Oliveira, Dores de Campos – Minas Gerais.

– 21 de outubro: “Por que não morremos?”, ministrada pelo expositor Ives Fatury, Divinopólis – Minas Gerais.

– 22 de outubro: “Família: Ideia de Deus, manutenção nossa”, ministrada por Emerson Pedersolli, Belo Horizonte – Minas Gerais.

 

TEXTO/VAN: Delcimar Ribeiro e Vanessa Vicente

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.