Competição promete ser preliminar para animar jogadoras ao próximo campeonato de campo marcado no final do ano

Iniciativa abrange público feminino apaixonado pelo esporte na região. FOTO: Prefeitura de Santa Cruz de Minas

“Chama as ‘azamiga’ e vem”, assim convoca a página no Facebook “Meninas do Quinze” para a segunda edição do Torneio de Futsal Feminino, no dia 21 de Abril, na quadra do Uirapuru em Santa Cruz de Minas. Organizado pela estudante Alessandra Aquino e a técnica da equipe XV de Novembro Maria Tereza de Paula, com apoio da Prefeitura Municipal e do ginásio, a disputa ocorre completamente em apenas um dia, com o objetivo de integrar atletas da região numa prática esportiva de qualidade. Qualquer amante de futsal feminino pode acompanhar o evento.

Equipe da UFSJ, ganhadora do torneio anterior, concorre novamente ao primeiro lugar nessa edição. FOTO: Arquivo pessoal/Thais de Souza

Com a iniciativa, pensada pelas organizadoras, intui-se criar uma preliminar para o campeonato de campo previsto para todo final do ano. A divulgação, feita via Facebook ou “boca a boca”, convida equipes da região para participar do torneio em dia único, que depois  empolgariam e se inscreveriam para o posterior de campo.

A estudante de Educação Física, Thais de Souza, praticante do esporte há 12 anos, será uma das representantes da equipe da UFSJ, vencedora da edição anterior. Ela diz que a equipe não se prepara para campeonatos como esses, de apenas um dia, mas que treina duas a três vezes na semana, prioritariamente, para os de estilo universitário. Thais espera que “o torneio seja proveitoso! No ano passado, ocorreram várias disputas emocionantes. Aguardo um bom espetáculo nesse agora”, comenta.

Na primeira edição, a taxa de inscrição era uma cesta básica, e no atual, uma quantia de R$ 50,0. Esse pagamento confirma a inscrição e facilita a organização do evento. Sendo um torneio amador, não existe restrição de idades, mas as atletas, que não têm 18 anos ainda, precisam de autorização, assinada pelos pais, para participar.

“Quanto mais treino, mais facilidade tenho de demonstrar, dentro de campo, minhas habilidades”, afirma Darlene André, jogadora do XV de Novembro, que teve a experiência de jogar durante 10 dias no Taubaté (SP). FOTO: Arquivo pessoal/Darlene André

A organizadora Alessandra Aquino acredita que “futsal ainda é visto, na maioria das vezes, como esporte masculino, mas lutamos contra esse preconceito. Poucos eventos desse tipo ocorrem na região, e quando tem, a mulherada aproveita a oportunidade.”, afirma. Antes do início dos jogos, acontece o sorteio das chaves das equipes que disputarão entre si. Após a realização, as equipes finalistas (1º e 2º lugar), além da melhor goleira e artilheira, ganham prêmios.

A jogadora do time XV de Novembro, Darlene André, ressalta a importância de campeonatos desse estilo na sua trajetória esportiva. Após uma seletiva feminina, no dia 3 de Outubro de 2015, ela e mais duas meninas foram escolhidas e convidadas para uma experiência de 10 dias na equipe do Taubaté, em São Paulo. “10 dias de treino, em que pude interagir e fazer amizades, entender melhor sobre o futebol e aprender, cada vez mais, sobre o esporte.”, explica.

As inscrições, contendo informações sobre os membros das equipes mais o comprovante de depósito do pagamento, encerram-se no dia 19 de Abril. Mais informações acerca do torneio são encontradas na página do Facebook “Meninas do Quinze” ou via email: meninasdoquinze@hotmail.com.

TEXTO/VAN: Graziela Silva