Pelo segundo ano consecutivo, santacruzenses contam com ação pública em prol do preparo para realização das provas do Enem

O segundo semestre é marcado pelas principais datas de avaliações, entre elas a do Enem. Esta época é um momento de estudo e concentração na vida dos estudantes brasileiros. Pensando nisso, a prefeitura de Santa Cruz de Minas, por meio da Secretaria de Educação, oferece, desde abril, um curso gratuito preparatório para a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para os moradores.  As aulas acontecem todos os dias, de 19h até 22h, no Centro de Aprendizagem Integral (CAIS) da cidade com foco no conteúdo das edições anteriores, aplicado por professores-estagiários, preparando e incentivando os alunos.

Após bons resultados em um ano de existência, cursinho pré-Enem continua levando conhecimento para jovens e adultos FOTO: Secretaria de Educação de Santa Cruz de Minas

A estudante Larissa Ferreira descobriu a iniciativa pela Internet e hoje faz parte da atual turma do curso. “Tive interesse, pois quero entrar na universidade federal. Ações como essa incentivam jovens e adultos a tornarem esse objetivo mais real”, afirma.

Estudar para crescer

Tudo começou com o pedido dos santacruzenses de auxílio público, principalmente de transporte, para estudarem nos cursinhos em São João del-Rei. A prefeitura acolheu a demanda, mas optou por criar um pré-Enem próprio e gratuito na cidade. Antes, as aulas eram aos sábados, de 8h até 18h. Hoje acontecem todos os dias. “O pouco tempo de experiência resultou em um bom retorno, já que quase metade da turma foi aprovada em mais de um curso. Por isso, continuamos a ação” , comenta a funcionária da Secretaria de Educação, Maria Regina.

Apesar de a oportunidade de estudo ser especialmente para alunos das escolas municipais e para aqueles que farão o Enem pela primeira vez, a turma contém um público diverso, composto por jovens e adultos. Deivithi Oliveira conheceu o cursinho, em 2015, por meio de sua sobrinha que cursava o 3º ano do Ensino Médio. Ele foi estudante da primeira edição e passou em Psicologia na Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).

Hoje, Deivithi percebe que o ingrediente básico para o sucesso foi descobrir que não estava sozinho. A garra e a força de muitos da sua turma, que começou cheia e terminou com 10 a 15 pessoas, ajudou na conquista. “A experiência foi além da sala de aula. O apoio e incentivo de todos, e também a ajuda nos exercícios, fizeram a diferença”, afirma.

Grupo de professores

Atualmente, a turma, composta por pessoas da comunidade que cursam ou já tenham concluído o Ensino Médio, estuda com a orientação de professores-estagiários que ainda frequentam a Universidade. Além do não pagamento de mensalidades ou matrícula, o material e o lanche para alunos e professores também são gratuitos.

Para a professora e graduanda de Geografia, Larissa Tarôco, existe um diferencial no cursinho. Ao contrário da escola básica, a presença é facultativa, e estar ali é uma escolha dos próprios alunos. “A educação se apresenta como uma lacuna histórica no país, e o acesso ao ensino superior é ainda restrito. Iniciativas como essa estimulam a população, sobretudo de média e baixa renda a sonhar (e concretizar) o objetivo de uma vida melhor”, declara.

Outras iniciativas

Ter um curso gratuito de pré-Enem não é privilégio somente de Santa Cruz de Minas. Em São João del-Rei, uma iniciativa do Levante Popular da Juventude juntamente com estudantes da UFSJ e voluntários também oferece aulas para os moradores em preparação para o Enem, “objetivando o empoderamento do sujeito oprimido”.

O ensino, ministrado por uma equipe multidisciplinar de profissionais recém-formados ou em vias de formar, ocorre no Sindicato dos Metalúrgicos a partir de 19h. Mais informações, pela página do cursinho no facebook.

Iniciativa gratuito e colaborativa ajuda estudantes a lutarem por uma vaga no Ensino Superior. FOTO: Cursinho Popular Edson Luís

Para aqueles que não perdem tempo na preparação para o Enem, o MEC criou o projeto Hora do Enem, em que estudantes podem acompanhar um programa de TV, fazer simulados on-line, criar planos de estudos adequados às suas necessidades e baixar vídeos sobre as edições anteriores do exame e se sentirem mais seguros e confiantes. Todo o conteúdo é gratuito e pode ser acessado aqui.

Enem

As provas ocorrem normalmente em outubro, porém, devido às eleições municipais, o Exame de 2016 foi alterado para os dias 5 e 6 de novembro. Em 2015, contou-se com 7,7 milhões de inscritos e, neste ano, o número esperado de candidatos é de 8 milhões, conforme estimativa do Ministério de Educação (MEC).

O Enem é uma avaliação aplicada ao final do Ensino Médio, para verificar o nível de conhecimento dos estudantes de todo o Brasil. No primeiro dia, os candidatos resolvem 45 questões, em duas provas objetivas sobre Ciências Humanas e suas Tecnologias (História, Filosofia, Sociologia e Geografia) e Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Química, Física e Biologia). Já o segundo dia abrange duas avaliações com conteúdos de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira, Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e da Comunicação) e Matemática e suas Tecnologias, além da redação dissertativa-argumentativa sobre temas da atualidade. A nota obtida é a porta de entrada para programas de acesso ao Ensino Superior, como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e o Programa Universidade para Todos (ProUni).

TEXTO/VAN: Graziela Silva