Sábado letívo dá lugar à campanha para combate da evasão escolar

No próximo dia 17, sábado, vai acontecer nas escolas púbicas de todo o Estado de Minas Gerais a Campanha Virada Educação de Minas Gerais (VEM), com o intuito de mobilizar as instituições de ensino por uma escola atrativa para a juventude.

FOTO: Dvulgação
FOTO: Divulgação

A campanha desta edição tem como tema a convocação dos jovens (15-17 anos) que estão fora da escola e, ao mesmo tempo, a permanência dos que já se encontram nela. Segundo estudo realizado pelo Instituto Unibanco, com dados fornecidos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), um total de 1,7 milhão de jovens, entre 15-17 anos, estão fora da escola, o que corresponde a 16% dessa faixa etária.

Em São João del-Rei, o projeto tem a adesão das escolas estaduais. Segundo a Superintendência de Ensino da cidade, cada escola ficou responsável pelo planejamento de sua programação, em comunhão com a comunidade. Para a coordenação da Escola Estadual João dos Santos, a edição deste ano tem como principal premissa a permanência dos alunos na instituição, uma vez que, no passado, houve um projeto para combater a evasão dos alunos, mas não surtiu o efeito desejado. Para tanto, a escola quer se empenhar para alcançar esse objetivo.

Algumas das atrações confirmadas são exibições de filmes, mostras de teatro e apresentação da banda do Conservatório Estadual de Música Padre José Maria Xavier, de São João del-Rei.

Virada Educação

FOTO: Divulgação

Segundo o site oficial do projeto, o programa tem o intuito de provocar uma maior conexão entre o espaço e as pessoas, para uma relação de aprendizagem com mais entusiasmo. A Virada Educação se configura na celebração de um processo que explora as potências de um território escolhido, tendo, como base, invervenções culturais, exibições, oficinas e diálogo.

Sábado letivo

Segundo a Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais (SEGOV), o dia 17 será um dos cinco sábados letivos de 2016.  Nesse dia, as escolas poderão desenvolver atividades voltadas para a população, ou destinar à  Eleição do Colegiado Escolar e outros eventos. Já o período entre 21 e 25 de novembro de 2016 será reservado às atividades da “Semana de Educação para a Vida”, instituída pela Lei Federal nº 11.988/2009.

TEXTO/VAN: Lucas Comine