Barbara Barreto e Júlia Dias
26 de março  de 2013 |  De São João del Rei

Búfalos nos treinos / Foto: Júlia Dias

Uma palestra na escola da ex-namorada foi a motivação para Alexandre Augusto Ribeiro da Silva Alves começar a se interessar pelo Rugby. Natural de Jacareí (SP), treina desde os 16 anos. Hoje, aos 20, ele associa o esporte à disciplina, união e família. “O Rugby te dá disciplina, amadurece”, destaca. Em janeiro de 2012, Luck, como é conhecido, veio para São João Del Rei para visitar alguns familiares. Logo que chegou, descobriu o time da UFSJ – Búfalos. Acompanhou alguns treinos, e hoje é treinador das equipes masculina e feminina.

O Búfalos foi criado em 2010 e conta com atletas alunos da UFSJ e moradores da cidade. Os treinos são realizados nos campi da universidade. A equipe já participou de diversos campeonatos, como o Mineiro, ficando em 9º lugar em 2011 e 2012. Além disso, foi vice-campeão do EDUni (Encontro Desportivo Universitário) , promovido pela UniFei, em 2012, e foi também Campeão da Copa Cidades Históricas, em 2011.

Os treinos são motivados pela seriedade, amizade e comprometimento dos atletas. Mesmo em dias de sol forte, ou noites frias, eles participam, dispostos a aprender e aprimorar suas habilidades no Rugby. Os atletas começam os treinamentos com aquecimento, exercitam os fundamentos que precisam ser melhorados, jogam uma partida e terminam com uma conversa conduzida pelo treinador, em que é feito um balanço do aproveitamento dos atletas e criadas estratégias de jogo. Depois de duas horas de esforço físico intenso, os jogadores saem dali cansados, mas felizes pelo trabalho realizado.

Vinícius da Fontoura Sperandei, estudante de Biologia, está há quase dois anos no time e também vê no esporte uma forma de crescimento e amadurecimento. “A gente vai aprendendo que o Rugby vai além das quatro linhas. Nos aplica muitas virtudes, como perseverança, lealdade e companheirismo com os amigos de uniforme”, ele conta.

Foto: Júlia Dias

Entenda o Rugby

O Esporte foi criado na Inglaterra, no século XIX. Atualmente possui variações: rugby union, em que participam 15 jogadores de cada time; rugby league (13 jogadores de cada equipe); rugby de sete; rugby beach.
Utiliza-se uma bola no formato oval, feita de couro ou material sintético. A linha imaginária da bola separa os dois times nos seus lados do campo.
Os passes podem ser feitos com os pés e com as mãos.
O campo deve ter superfície de grama, neve, areia ou barro. Não é aceitável jogar em uma superfície dura, como concreto ou asfalto.
A pontuação varia de acordo com algumas regras como:

Try (5 pontos): o jogador apóia bola com a mão, dentro de determinada área do time adversário.
Conversão (2 pontos): após o try, o time marcador pode chutar, tentando fazer com que a bola passe por cima da trave e entre os postes da equipe adversária.
Drop goal (3 pontos): a bola deve passar por cima da trave e entre os postes da equipe adversária. O jogador deve, obrigatoriamente, fazer a bola tocar no chão e, no retorno, fazer um chute imediato.
Penalty Goal (3 pontos): o time que sofreu uma falta tem a possibilidade de fazer um chute aos postes no local onde ocorreu a infração.