Preocupação com bem-estar é tema constante para quem busca vitalidade e longevidade.

Nos últimos anos, houve um crescimento no interesse do bom funcionamento do  corpo e da mente. Cada vez mais, as pessoas se preocupam com o bem-estar. Essa mudança de atitude é significativa para a melhoria da qualidade de vida; manter um estilo de vida mais ativo faz com que, a longo prazo, o envelhecimento seja mais leve e suave.

Com o ciclo vicioso entre trabalho-casa, imposto pelos padrões da vida moderna, os danos no corpo e na mente passaram a ser notados muito facilmente. A correria do dia a dia faz com que o cansaço e o estresse se acumulem, causando exaustão naqueles que não se preparam para o ritmo acelerado da semana.

Bons hábitos: mais qualidade de vida

FOTO: Site Corpo Ideal Suplementos

Para se ter uma vida mais saudável, algumas orientações devem ser consideradas: realizar exames para avaliação da sua saúde regularmente, buscar o auxílio de profissionais da nutrição e educadores físicos habilitados, além de evitar dietas malucas ou exercícios pesados na tentativa de obter o resultado esperado mais depressa. Cada sujeito é único e apresenta condições únicas, portanto, o que é bom para um nem sempre funciona para outro.

Por isso, a importância do acompanhado desses profissionais durante o processo de reeducação alimentar e prática de exercícios. O importante é sempre lembrar que corpo e mente devem trabalhar.

A importância da prática de atividades físicas

A pole-dancer e ginasta Alícia Almeida conta que, por influência de algumas pessoas, passou a entender que fazer uma reeducação alimentar seria um ponto crucial para que obtivesse sucesso na suas práticas de exercícios. “O que mais me incentivou a mudar meus hábitos alimentares foi compreender que uma boa alimentação melhora muito o condicionamento físico e ajuda muito na saúde”, conta.

Além do bom condicionamento físico, o aumento de energia para a prática de exercícios foi notável em Alícia. Em pouco tempo, ela sentiu uma diferença considerável. A mudança na alimentação diária foi drástica, Alícia diz que é raro comer coisas gordurosas, o que acontece, às vezes, nos finais de semana. Ela ainda incentiva todos a se reeducarem. “Incentivo todos a se alimentarem melhor, não apenas por questões estéticas, isso ajuda muito no nosso bem-estar!”, conclui.

A aluna de Nutrição, Tartiele Carvalho, afirma que as pessoas procuram a reeducação alimentar, na maioria das vezes, por insatisfação com o corpo e problemas de saúde (hipertensão, obesidade, colesterol alto e etc). A estudante salienta que, além de manter uma alimentação saudável, é importante que os exames sejam feitos periodicamente. “A realização de exames regulares para a avaliação da saúde é de extrema importância, para poder ter acesso a qualquer alteração que possa acarretar em doenças graves e sem cura”. Pessoas que têm o costume de fazer os exames constantemente possuem um histórico significativo, que ajuda a avaliar a situação geral de saúde.

FOTO: Site Mentenova

Estudante de Educação Física e instrutor esportivo, Arthur Moraes considera que a atividade física contribui muito para o bem-estar do corpo e da mente. Várias pessoas sedentárias passam a ter dificuldades de concentração, baixa autoestima, tédio, fadiga, sonolência, etc. “Ter o hábito de fazer qualquer tipo de atividade física que aumente o metabolismo acarreta em vários benefícios para o ser humano”, avalia.

Dentre os inúmeros motivos que levam uma pessoa  à pratica de atividade física, está a questão estética; quesito vencedor nesse sentido. Apesar disso, Arthur ressalta que os exercícios também são bons aliados no processo de recuperação de algumas lesões, desde que com a devida orientação de um profissional responsável e competente.  O educador observa que as pessoas estão mais conscientes de que a prática de atividades físicas, associada a uma boa alimentação, melhora a qualidade de vida.

Um alerta que diversos profissionais fazem é sobre uso de anabolizantes. Mesmo sendo uma substância proibida e muito prejudicial, há pessoas que a utilizam. Alterações no comportamento e no humor, elevação da pressão arterial, aumento exagerado de massa muscular e, no caso das mulheres, engrossamento da voz são algumas consequências do uso de anabolizantes.

Saúde e internet: prós e contras

A internet pode ser um dos fatores que atrapalham as práticas saudáveis. O crescente aumento de pessoas conectadas aos dispositivos cibernéticos tem se tornando uma das maiores causas do sedentarismo. É muito comum vermos amigos nas redes sociais dizendo que vão fazer “gordices” e assistir à Netflix.

Porém, a internet também tem um ponto positivo. Há, cada vez mais, personal trainers ou nutricionistas com páginas no Facebook e até mesmo canais no YouTube. Esses profissionais buscam sempre informar e ajudam a disseminar dicas e informações para aqueles que querem ter uma vida mais saudável.

TEXTO/VAN: Clara Rita