Representantes de vários grupos de Jovens estiveram presentes na II Assembleia Diocesana da Juventude

O Final de Semana na cidade de Lavras foi marcado pela realização da Segunda Assembleia Diocesana da Juventude, com a temática: “Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia”. O Encontro aconteceu no Recanto Sagrado Coração de Jesus, nos dias 24 e 25 de setembro.

Assembleia foi espaço de comunhão entre a juventude da diocese. FOTO/VAN: Thaís Andressa
Assembleia foi espaço de comunhão entre a juventude da diocese. FOTO/VAN: Thaís Andressa

A Assembleia tem por objetivo reunir representantes dos grupos juvenis presentes na Diocese. O encontro é promovido pelo Setor Diocesano de Juventude que articula, convoca e propõe orientações para a Evangelização dos jovens.

De acordo com o Padre Roberto Modesto Carneiro, da Paróquia Santuário de São João Bosco, de São João del- Rei, os jovens puderam partilhar experiências, avaliando a caminhada de três em três anos e estabelecendo dessa forma metas. No encontro os jovens encontraram um espaço de reflexão, discernimento, tomada de posição e celebração conjunta.

O Ex-assessor jovem, Lucas Lara comenta que a Assembleia tem caráter consultivo e deliberativo com avaliação de todo o caminho e processo do Setor Juventude em sua organização e linhas de ações a serem seguidas. O assessor jovem é alguém que acompanha processos pessoais e grupais de educação na fé em que os jovens devem ser protagonistas.

Atualmente a Diocese de São João del- Rei conta com 95 grupos juvenis e aproximadamente 3.500 jovens com participação ativa na vida da Igreja. Os grupos abrangem Pastorais da Juventude, Congregações, novas comunidades e movimentos.

Encontro contou com a particpação de representates de todas as paróquias da Diocese de São João del-Rei. FOTO/VAN: Thaís Andressa
Encontro contou com a particpação de representates de todas as paróquias da Diocese de São João del-Rei. FOTO/VAN: Thaís Andressa

Segundo o Bispo Diocesano D. Célio de Oliveira Goulart o evento que busca reunir os jovens da diocese e compartilhar experiências. “A nossa Assembleia Diocesana do Setor de Juventude é uma experiência bonita em que pude perceber o entusiasmo de nossos jovens, que vieram de todas as paróquias para partilhar suas experiências dos grupos de jovens existentes”.

No encontro ocorreu a nomeação do novo assessor do Setor Juventude, Pedro Augusto de Almeida, 27. Segundo ele, o jovem dará continuidade ao trabalho já desenvolvido. “Nessa função eu pretendo continuar esse trabalho de unir todas as expressões que trabalham na Evangelização da Diocese”. Conforme o documento do Setor Diocesano da Juventude “a Evangelização dos jovens ocorre através da comunhão e articulação da multiplicidade de experiências da juventude para que se tornem discípulos missionários de Cristo e tenham vida plena.

Paulo Vitor, 19, são-joanense participou da I Assembleia Diocesana, que aconteceu na Casa de Pastoral São Tiago nos dias 08 e 09 de março de 2014, na cidade de São João del-Rei. O jovem conta que estão muito animados. “Vamos fazer com que nosso trabalho aconteça a cada dia em prol da construção do reino dos céus”. A missa de encerramento no domingo foi celebrada pelo Bispo Dom Célio de Oliveira Goulart. A próxima Assembleia acontecerá em 2019.

 

TEXTO/VAN: Thaís Andressa

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.