Antônio M. Dias e Marina Peron

Filhote de raposa do campo resgatada – Foto: Corpo de bombeiros militar de São João del-Rei

O 2° Pelotão de Bombeiros Militar de São João Del Rei realizou o salvamento de um filhote de raposa do campo que estava na área de serviço de uma residência em São Sebastião da Vitória, na última quarta-feira, dia 18.


“No local, os moradores da residência relataram que um animal havia passado correndo pelo asfalto e entrando pelo portão da casa, sendo que não sabiam o que era. Como relataram alguns rosnados partindo de um estoque de madeira que se encontrava na área de serviço, fomos retirando os tocos de madeira com cuidado até visualizarmos o filhote de raposa do campo”, conta o Soldado Moreira.


“Por se tratar de uma área urbana e ser um filhote de animal silvestre, havia o perigo de atropelamento e o risco de ser atacado por algum cão ou gato”, o Soldado Moreira nos explica. Além disso, poderia transmitir alguma doença, caso infectado, para os animais domésticos/pessoas ou vice-versa.


O animal foi resgatado sem ferimentos, e avaliado pelos Médicos Veterinários Isaac Lage e Paola Gonçalves na clínica Dr. Bicho. Durante a avaliação foi aferido os sinais vitais, resposta a estímulos neurológicos e o estado de saúde geral do filhote, definindo que estava saudável. Foi constatado que o pequeno filhote ainda não tinha condições físicas de sobrevivência em solitude na natureza devido a necessidade do cuidado parental nessa fase do desenvolvimento. Ele estava tranquilo e, por ser muito pequeno, a captura foi realizada diretamente com as mãos, porém utilizando equipamento de segurança.


Paola Gonçalves, especialista em animais silvestres, se voluntariou para realizar os cuidados ao animal e auxiliar no transporte até o Hospital Veterinário da Universidade Federal de Lavras.

Filhote de raposa do campo resgatada – Foto: Corpo de bombeiros militar de São João del-Rei

A volta do animal à natureza é uma questão complexa, dependendo até de algumas questões específicas da evolução do próprio filhote. Porém, a médica veterinária Samantha Mesquita, que o recebeu no Hospital Veterinário da Universidade Federal de Lavras, estava confiante na sua reabilitação. Acredita-se que o animal possa ser reintroduzido na natureza em um futuro próximo. O filhote foi entregue ao Setor de Animais Silvestres da UFLA, onde será assistido pela equipe durante os próximos meses.