por Júlia Diniz, Lara Cristina Reis e Rafaela Andrade

Neste último sábado (21), uma caminhada em incentivo ao Outubro Rosa preencheu o Largo São Francisco, em São João del-Rei. O evento foi organizado pela APPOI (Associação de Apoio à Pessoa Oncológica e ao Idoso), pela ASAPAC (Associação de Amparo a Pacientes com Câncer) e pelo Lions Clube São João del-Rei, com o apoio da Prefeitura Municipal da cidade, da Secretaria de Cultura e Turismo, da Secretaria de Esportes e Lazer, do CEAE (Centro Estadual de Atenção Especializado) e de um conjunto de rádios regionais.

Levando uma faixa com os dizeres “Todos na luta contra o câncer de mama”, diversos moradores são-joanenses se mobilizaram a favor da causa. Com suas bandeiras e roupas cor-de-rosa em referência ao movimento, o grupo esteve nas ruas a partir das 8h da manhã. “A união faz a força”, disse Maria Aparecida, uma das integrantes da passeata e participante da entidade.

De ocorrência anual, o Outubro Rosa é um movimento de conscientização em prol da prevenção e diagnóstico do câncer de mama. Desse modo, o mês de outubro tende a ser marcado pela realização de diversas ações de combate à doença e a caminhada são-joanense está entre essas iniciativas.

Concentração para caminhada do Outubro Rosa - Foto: Rafaela Andrade
Concentração para caminhada do Outubro Rosa – Foto: Rafaela Andrade

Além da passeata de prevenção, a ação contou com um passeio ciclístico, oferecimento de brindes – medalha de participação, boné personalizado, mochila, água – e sorteio de bicicleta.

Para Aparecida, a caminhada é muito importante para a conscientização das pessoas. “Tem muitas mulheres que não fazem a mamografia. Então, (a caminhada) é um incentivo para elas poderem fazer”, diz. Maria Carmen Lúcia e Maria Goretti, participantes da passeata, também apontaram para a relevância do evento e comentaram que outras iniciativas de prevenção, como áreas de lazer e aulas de dança, estão ocorrendo durante todo o mês de outubro.

Senhora alegre durante a caminhada - Foto: Júlia Diniz
Senhora alegre durante a caminhada – Foto: Júlia Diniz

A importância do apoio que instituições como a AAPOI, a ASAPAC e a Lions Clube proporcionam aos pacientes oncológicos e aos idosos é a chave de ouro para dar incentivo, força e vitalidade às escolhas individuais. A identificação, troca de experiências e afeto coletivo traz completa significância, como um casal coloca em cartaz durante a caminhada: ‘’Sabemos que ninguém vence sozinho e seremos sempre gratos à todos que ajudam a nos dar força para lutar’’. O cartaz emociona e sintetiza o essencial, a união e o amor fazem toda a diferença no decorrer da vida, ou melhor, na caminhada da vida.

Integrantes da caminhada dançando músicas de conscientização - Foto: Rafaela Andrade
Integrantes da caminhada dançando músicas de conscientização – Foto: Rafaela Andrade

Amigas na concentração no Largo São Francisco - Foto: Júlia Diniz
Amigas na concentração no Largo São Francisco – Foto: Júlia Diniz