Apresentação do artista Adriano Sexto abrilhantou a programação da VII Mostra Vestígios UFSJ com muita liberdade criativa

Um projeto arteducomunicativo realizado no Centro de Atenção Psicossocial de São João del-Rei /MG, resultou, entre outras coisas, no show da Banda Ráio Roll, liderada por Adriano Sexto, usuário do CAPS e conhecido artista da cidade. Acompanhado de Rabay, arteducomunicador e tocador de frangos de borracha e Pablo Araújo, compositor e cavaquinista, Adriano Sexto esbanjou liberdade criativa em um espetáculo envolvente e afetuoso.

Além do show, que aconteceu no dia 25 de novembro, no centro histórico de São João del-Rei, foi lançado na ocasião o disco Rádio Lelé Vol. 2 – Sessões no Centro de Atenção Psicossocial, criado pelos usuários do CAPS del-Rei e gravado durante as ações do projeto desenvolvido por Rabay no mestrado Interdisciplinar em Artes Urbanidades e Sustentabilidade da UFSJ.

Intitulado “Educomunicação e Luta Antimanicomial” o projeto se inspira em nomes como Paulo Freire e Nise da Silveira para promover ações culturais protagonizadas por pessoas em situação de vulnerabilidade psicossocial.

Através da arte e do midiativismo, a ideia é questionar o modo como a sociedade se relaciona com a questão da loucura, além da busca pela proteção ao direito das pessoas em sofrimento mental, de ter livre acesso aos meios de comunicação disponíveis, garantido pelo inciso sexto da lei da reforma psiquiátrica.

Adriano é cantor, locutor e comunicador. Casado e pai de três filhos, mora em São João del-Rei há mais de 14 anos, sendo querido por grande parte da população, que o conhece a partir de seu trabalho cantando pelas ruas da cidade e alegrando aqueles que cruzam seu caminho, com seu enorme carisma.

Ouça o disco Rádio Lelé Vol. 2 – Sessões no Centro de Atenção Psicossocial:

Confira trechos do show da Banda Ráio Roll na VII Mostra Vestígios: