Cria Lavras leva cultura e esporte à crianças e adolescentes da cidade

FOTO: DIVULGAÇÃO

Começou ontem (11) na recém-inaugurada pista de atletismo da Universidade Federal de Lavras, o 8º Camping de Atletismo da cidade. O evento, organizado pelo projeto de extensão da UFLA Cria Lavras – Centro Regional de Iniciação ao Atletismo – em parceria com a Prefeitura da cidade e com o apoio da Confederação Brasileira de Atletismo, reúne mais de 300 atletas e 30 treinadores do Brasil inteiro e acontecerá até o próximo sábado, 16.

A iniciativa do projeto é do professor de Educação Física Doutor Fernando Roberto de Oliveira, que há quase 8 anos dedica boa parte do seu tempo criando incentivos para que crianças e adolescentes de toda comunidade lavrense tenham acesso ao esporte e desenvolvam suas habilidades atléticas.

A graduanda de Educação Física, Luiza Carolina Silva, participa do projeto desde 2010, quando tinha 15 anos, e conta como a experiência a auxiliou: “O projeto não se limita ao esporte porque os professores e monitores ficam muito envolvidos com a vida da criança, dão atenção e carinho. E isso é muito importante. Eu fazia lançamento de disco e peso, me apaixonei pelo atletismo e hoje sou monitora de crianças entre 12 e 15 anos” conta.

Além disso, o projeto trabalha com a introdução do esporte na vida da criança. O estudante Adelucas de Souza, que faz a monitoria dos Pequerruchos (entre 4 e 12 anos), explica que eles trabalham com todos os âmbitos da vida da criança, desde música e dança até auxílio com leitura: “O foco são as crianças e adolescentes mais carentes, o projeto auxilia no respeito, participação social, desempenho na escola, entre várias outras coisas”.

O Professor Fernando afirmou que o auxílio da UFLA e da prefeitura foi muito importante para que o evento chegasse em sua 8ª edição e cumpra com seu o objetivo: “O camping de Atletismo é uma atração para que as crianças se interessem pelo projeto. Acordar, comer e brincar o dia inteiro com atletas, inclusive olímpicos e pan-americanos, desperta o interesse. Outro incentivo é que toda criança do projeto que entra na universidade é automaticamente bolsista”. Ele ainda contou que tem o objetivo de expandir o Cria Lavras para outras universidades públicas para que cada vez mais crianças possam participar:

“Temos atletas que começaram aqui desde crianças e hoje participam de competições desde regionais até mundiais, mas meu maior sonho é ver todas essas crianças dentro da universidade pública” conta.

Em nota lançada, a assessoria da prefeitura de Lavras ressalta que as atividades serão gratuitas e abertas a todos. Haverá também um curso de aperfeiçoamento, em que os treinadores falarão sobre provas do atletismo, iniciação, talento esportivo e dimensões sociais do esporte” O evento acontece no ginásio poliesportivo e na pista de atletismo da UFLA no período da manhã (8h30 às 12h) e da tarde (15h às 18h30).

FOTO: DIVULGAÇÃO

TEXTO/VAN: TALITA TONSO