Série de encontros visa debater a cultura da cidade dos sinos

FOTO: DIVULGAÇÃO
FOTO: DIVULGAÇÃO

Em 2015, a Secretaria de Cultura de São João del-Rei deu início a uma série de encontros com 18 setores da cultura são-joanense que discutem diversos segmentos da política pública cultural e turística.

Nomeado “Diálogos Culturais”, a série de encontros promovidos pela Secretaria de Cultura de São João del-Rei traz a tona diversos “segmentos que constroem direta e indiretamente as ações de política publica da cultura e do desenvolvimento turístico da cidade”.

Segundo o Secretário de Cultura, Pedro Leão, os Diálogos Culturais fazem parte de um projeto chamado “São João Cultura Viva” que pretende democratizar e modernizar a gestão cultural. “O fórum de reuniões tem como objetivo fornecer ao poder público municipal problemas-objetos para melhorar e formular a nova política de cultura”.

Ao todo foram identificados dezoito segmentos culturais para serem debatidos até o final de 2016. Serão feitas três reuniões para cada um dos setores, sendo oito deles já contemplados com esses encontros.

“Outro objetivo do fórum é, em alguns segmentos, ‘organizar os desorganizados’. Por exemplo, durante a reunião dos tapeteiros e sineiros surgiu a Associação dos Tapeteiros de Rua e a Associação dos Sineiros que vão ajudar a fortalecer a manifestação, o registro e o pró-segmento dessas atividades que sofrem o perigo de caírem no esquecimento” afirmou Leão.

Durante a reunião do segmento de “Economia Criativa” coordenado por Pedro Lago ano passado, ele ressaltou que “a cultura, a criatividade e a arte estão transversalmente ligadas a todos os outros setores da economia. […] Salienta-se que a ideia de desenvolvimento ganha certa nitidez quando a relacionamos com criatividade”.

Para Lago, a cultura se faz presente até em cidades que não são turísticas. “Creio que investir na economia criativa da cidade é a medida mais sensata e eficaz, a cultura deveria ocupar uma posição estratégica na pasta do desenvolvimento em todo lugar, não só em São João del-Rei”.

As datas e locais para as próximas reuniões dos Diálogos Culturais são divulgadas no seguinte link: http://secretariadecultura-sjdr.blogspot.com.br/p/dialogos-culturais.html

TEXTO/VAN: RAFAELA DOMINGUETI

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.