O campeão será definido no próximo domingo

Social (de branco) e Minas (branco e azul) fizeram jogo agitado nesse domingo FOTO/VAN: Anna Virginia
Social (de branco) e Minas (branco e azul) fizeram jogo agitado nesse domingo. FOTO/VAN: Anna Virginia

Na tarde de domingo, 12, em São João del-Rei, as equipes do Minas e Social entraram em campo para disputar o primeiro jogo da final do Campeonato de Futebol Amador da cidade.  O confronto terminou empatado em 0 a 0.

A expectativa dos dois times para essa partida era alta. O treinador do Social, Anderson, afirma que as duas equipes mereciam estar ali. “É a final que todo mundo esperava. São os dois melhores times do campeonato”. Seu adversário, Wagner Baeta, ressalta a motivação especial de seus jogadores para conquistar o título. “Este é o ano do centenário do clube. Então, seria de grande valia que a gente conseguisse o título”, salienta. A motivação estava grande e as duas equipes acreditavam em suas chances de vitória.

 

Paixão pelo futebol

Por se tratar de um campeonato de futebol amador, sabe-se que os clubes e os jogadores passam por algumas dificuldades para manter-se em atividade. Talvez, a principal delas seja o fato de que o futebol não é fonte de renda para nenhum dos jogadores envolvidos. Os dois treinadores falaram a respeito da motivação para se estar no meio amador do futebol. “A gente está aqui porque a gente gosta. É a paixão pelo futebol que nos move”, afirma Anderson. Já Baeta destaca a importância de se manter uma tradição local: “O campeonato amador aqui de São João del-Rei tem grande aceitação entre o povo. Os clubes tentam, dentro das suas dificuldades, fazer um bom torneio para agradar ao público que vem nos prestigiar”.

 

O jogo

Equipe do Minas (de azul) teve dificuldades durante a partida. FOTO/VAN: Anna Virginia
Equipe do Minas (de azul) teve dificuldades durante a partida. FOTO/VAN: Anna Virginia

Em um domingo de Dia dos Namorados e de rodada de clássicos no Campeonato Brasileiro, o estádio do Juventus estava cheio para receber o primeiro jogo da final do Campeonato Amador local. No entanto, os torcedores voltaram para casa decepcionados após um empate morno e ainda sem gols.

Durante a primeira etapa, a equipe do Social sobressaiu-se dominando a partida, controlando a bola e criando algumas boas chances de gol, que não soube aproveitar. Enquanto isso, o Minas apresentava dificuldades de criação, o que os fez apelar para os cruzamentos e apostar nos contra-ataques. Aos 39 minutos, o jogador Felipe Ilton, do Social, recebeu cartão amarelo após cometer falta no goleiro adversário, Marcelo, que precisou de atendimento médico. O lance gerou certa confusão na partida. Houve discussão entre jogadores, o árbitro e os dois treinadores, que invadiram o campo e foram logo expulsos do jogo. O árbitro, Wilson Geraldo Lopes, não relatou em súmula o motivo das expulsões.

Na segunda etapa, o Social também se mostrou superior, pressionando e sufocando o adversário. Contudo, não era um dia muito inspirado de seus atacantes. O Minas mostrou-se um adversário frágil, que cedia bastante espaço em seu campo defensivo e raramente conseguia chegar ao ataque. Mesmo com as substituições feitas, a equipe continuou com dificuldades. Qualquer resultado que não fosse a vitória do Social seria injusto.

Marcelo, goleiro do Minas, mostrou-se insatisfeito com o desempenho de sua equipe na partida. ”Nosso time hoje estava irreconhecível! Parece que a gente não veio para o jogo. O time deles veio para dar a vida, e o nosso time assistiu”, avalia. Ricardo, capitão do Social, destacou o alto nível técnico da partida e encarou o 0x0 como um resultado justo diante das chances desperdiçadas pelo Social e dos erros na saída de bola. ”Tivemos muito mais chances que o Minas. Porém, o adversário conseguiu bloquear de todas as formas e conteve a nossa equipe”, pontua.

 

Próximas rodadas

Ricardo espera um desempenho melhor na próxima partida e, apesar do domínio no primeiro jogo, não vê favoritismo do Social. “O favoritismo é todo do Minas. O Social está comendo pelas beiradas, tentando desbancar o favoritismo do Leão do Tijuco”, afirma. Já Marcelo acredita em uma postura diferente do Minas para o próximo confronto. ”Nós temos mais 90 minutos, tenho certeza que a gente vai refletir sobre a partida ruim que fizemos hoje e, semana que vem, nós vamos jogar para ganhar”, declara.

As duas equipes voltam a se enfrentar no próximo domingo, 19, em local e horário ainda a serem definidos. Como o primeiro jogo terminou em empate por 0 a 0, uma vitória pelo mais simples placar de 1 a 0 será suficiente para definir o campeão.

 

Texto/VAN: João Vitor Bessa e Anna Virginia

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.