Lara Cristina Reis dos Santos

Imagem: Divulgação Ibram

Para fechar o mês com chave de ouro, no período de 18 a 22 de setembro, a 17ª Primavera dos Museus ocupará o Museu Regional de São João del-Rei com eventos gratuitos voltados à temática: “Memória e Democracia: pessoas LGBT+, indígenas e quilombolas”.

A Primavera é uma ação coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), para, além de promover a integração social, valorizar tais instituições históricas e aumentar a circulação em seus espaços. Assim, anualmente, por todo o Brasil, são realizadas atividades em torno de um assunto escolhido pela organização. Esse ano, o tema procura ressaltar a importância dos museus para a promoção da diversidade e inclusão social.

Segundo a programação disponibilizada pelo Museu Regional, a ação teve início nesta segunda-feira (18), às 14h, com a exibição do vídeo documentário “Será que tem indígena aqui?”, no qual líderes da aldeia Pataxó Muã Mimatxi contam a respeito de sua história, cultura e perspectivas. Ao fim da sessão, os participantes puderam compartilhar as temáticas despertadas pelo curta.

Na terça-feira (19), também às 14h, o jornalista e especialista em Antropologia Carlos Bem, que atuou em diversos projetos que unem os nichos: cidadania LGBTQIAP+, linguagem e comunicação, falará sobre a “Memória do Movimento LGBTQIAP+”.

Já na quarta-feira (20), às 19h, os integrantes do movimento LGBTQIAP+ da Região das Vertentes se reunirão com Felipe Augusto Adão para discorrer sobre alternativas que possibilitem o retorno das paradas da comunidade, tanto em São João del-Rei como na região das Vertentes.

A quinta-feira (21), por sua vez, contará com a participação de Vicentina Teixeira e Izabel Almeida, que tratarão sobre a “Memória do Movimento Negro em São João del-Rei”, às 19h. Ao fim da palestra, a discussão quanto às lutas, história e memória da comunidade negra se abrirá para que o público possa comentar sobre.

Por fim, no último dia do evento, as professoras Christianni Morais e Kelly Junio ministrarão um curso voltado para a formação de professores da Educação Infantil e Ensino Fundamental I. Norteada pelos temas patrimônio e diversidade, a atividade terá duas turmas, uma às 9h e outra às 13h30. Vale salientar que as vagas para o curso são limitadas e as inscrições podem ser efetivadas através do e-mail mrsjdr.educativo@museus.gov.br.

Revisão: Mariana Carvalho

Subeditoria de conteúdo: Maria Beatriz Garcia

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.