A campanha nasceu após o Levantamento de Índice Rápido para Aedes Aegypti (LIRAa) que indicou alto nível de infestação no município

 

A Prefeitura Municipal de Santa Cruz de Minas – MG, realiza entre os dias 2 e 3 de março a Operação “Bota Fora”. A campanha foi criada para prevenir a proliferação do mosquito Aedes aegypti, vetor de diversas doenças causadas por vírus, como dengue, zika, chikungunya e febre amarela.

No final do ano passado, foram encontrados na cidade mais focos do mosquito que o estimado. De acordo com o Levantamento de Índice Rápido para Aedes Aegypti (LIRAa), levantamentos que mostram números acima de 3 representam alto índice de manifestação naquele local. O município, por sua vez, apresentou índices acima de 6, trazendo preocupações aos moradores e administração pública.

Desse modo, foi criada uma parceria entre a Secretaria de Saúde, a Secretaria de Cultura, Turismo, Esporte, Lazer e Meio Ambiente e a Secretaria de Obras para resolução do problema. Assim, será pedindo aos moradores que botem para fora de suas casas todo tipo de entulho e lixo que acumule água, pois nas datas informadas uma equipe percorrerá a cidade recolhendo-os. A ação iniciou-se no início da semana através da divulgação e entrega de panfletos informativos pelos agentes de saúde.

 A Secretária de Saúde, Rita Aguiar chama atenção para a responsabilidade por parte da população santacruzense para diminuição de focos do mosquito. “Aqui em Santa Cruz ainda existe esse serviço de coleta de Material, coisa que não existe em outros municípios. Para que consigamos diminuir o mosquito e as doenças, nós precisamos que a população se sensibilize e entenda seu papel e responsabilidade.”afirma.

Aguiar atenta, ainda, para os riscos que a falta de cuidado por parte dos moradores pode acarretar para a saúde pública.  “Essas doenças podem atingir a todos. Elas podem matar e de forma muito rápida. Nós não conseguimos fazer nada sozinhos. Precisamos da parceria de todos para melhorar a vida de todos. A saúde depende da atitude de cada um.”, salienta.

A secretária de de Cultura, Turismo, Esporte, Lazer e Meio Ambiente, Betânia Resende explicou por quais razões o lixo é um dos principais vilões quando o assunto é a proliferação do mosquito. “O Aedes é um mosquito oportunista que chega a botar quase mil ovos, distribuindo-os em diferentes criadouros para aumentar a chance de manter a espécie, além disso ele consegue se adaptar muito bem às adversidades.”, elucida.

De acordo com o assessor de obras, relacionado à área de saúde, Geisiel Silvano, a Secretaria de Obras está atuando desde a última segunda-feira (26), no recolhimento de lixo, auxiliando como mais uma equipe, uma vez que o volume de desejos é alto. “ Temos duas máquinas e dois caminhões apoiando a campanha. Também foram distribuídos onze caçambas nos setores de risco contra o Aedes Aegypti, contando também, com a equipe de epidemiologia, sempre atuante.” esclareceu.

A Lei nº1020, de 17 de março de 2016, prevê sanções a quem coloca a saúde da população em risco através do descuido com a sua residência. Assim, após notificações, o proprietário ou a proprietária do imóvel (edificado ou não) receberá multas que podem  chegar ao valor de R$500,00, sendo duplicado em caso de reincidência. Após as datas do mutirão, a Prefeitura não se responsabilizará por mais nenhum recolhimento de entulho e começará um trabalho de notificação e multas aos cidadãos que tiverem acumulando dejetos em suas propriedades.

 

Texto/VAN: Yasmim Nascimento
Foto/Reprodução: Divulgação

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.