O festival Foto em Pauta é ponto de encontro, interatividade e troca de experiências entre profissionais, alunos e amadores

 

Mais uma edição do Foto em Pauta acontece entre os dias 07 e 11 deste mês. O 8º Festival de Fotografia de Tiradentes mais uma vez abrilhantará a cidade mineira, trazendo fotógrafos independentes e sendo oportunidade de encontro entre profissionais e amadores por meio de palestras, exposições, cursos e workshops além do lançamento de fotolivros de diversos artistas.

 

Dando início a semana do festival e a acolhida de calouros do curso de Comunicação Social-Jornalismo da Universidade Federal de São João del-Rei, foi realizada na última terça (06), a palestra “A fotografia como ferramenta na construção de narrativas e geração de conteúdo nas redes sociais”, pelos fotógrafos Eugênio Sávio e Valdemir Cunha. Foram discutidos os novos rumos da comunicação na era digital e quais os melhores caminhos para que os futuros profissionais possam se realizar em seu ofício.

 

De acordo com Eugênio Sávio, um dos idealizadores do evento, a ideia de realizar o Foto em Pauta foi fruto das experiências de sua juventude em outros festivais. “Ao longo da minha carreira de 30 anos como fotógrafo e participação em vários festivais, achava que Tiradentes também poderia ter um festival relevante de fotografia. Junto com um grupo de amigos fizemos esse projeto e hoje estamos aqui em sua oitava edição.”, concluiu.  

 

O organizador discorreu, ainda, a respeito da busca por artistas em outros lugares do país, como a região Centro-Oeste, tirando o foco do sudeste em que se tem grande destaque Rio de Janeiro e São Paulo no campo das artes.  “Uma das vontades nossas como organizadores do evento é trazer outros atores para essas discussões. Muitas regiões têm trabalhos de qualidade e são pouco divulgadas. Uma das ideias mais importantes do nosso festival é que ele  ouça o Brasil como um todo.” salienta.

 

Uma das curadoras do Foto em Pauta, Gabriela Sá, falou um pouco sobre uma das exposições do festival, “Imagens para o Amanhã”, que surgiu como uma proposta de busca por imagens que pudessem formar a arqueologia do futuro, uma espécie de cápsula do tempo. “O país está passando por muitas transformações e quem melhor que nós mesmos para pensar e repensar nossa história?” E  prosseguiu. “Dar abertura aos fotógrafos, profissionais ou amadores, para enviarem suas imagens é uma forma de dar visibilidade à micro-história de cada um e, ao mesmo tempo, escrevermos juntos uma história diferente da oficial, que pode, muitas vezes, ocultar ou distorcer muito do que acontece.”, Salienta.

 

 

Regulamentação da profissão de fotógrafo

 

Está pronto para ser votado um projeto de lei no Senado Federal que pretende regulamentar a profissão de fotógrafo. De acordo com a proposta, o profissional necessitará de formação superior ou técnica para trabalhar na área, salvo no caso de exercício da função de repórter fotográfico, a serviço de empresa jornalística.

 

De acordo com fotógrafo Valdemir Cunha a regulamentação de algumas profissões que não exigem aguçada formação técnica como a médicos e engenheiros, é dispensável, uma vez que aspectos intelectuais ganham maior relevância nessas áreas. “O celular popularizou o ato de fotografar, então todo mundo se acha fotógrafo. O cara, para ser melhor que a média, terá que estudar de qualquer jeito. Quem quer ser, busca a formação, sendo de jornalismo, artes visuais ou fotografia. O diploma vem por tabela.” Afirma.

 

A proposta está em consulta pública no site do Senado Federal. É possível opinar durante toda a tramitação do projeto, bastando  acesso e criação de cadastro no site https://www12.senado.leg.br/hpsenado .

 

Texto/VAN: Yasmim Nascimento

Foto/VAN: Divulgação/Foto em Pauta

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.