Por Ana Julia Barbosa e Lara Cristina Reis

A Oficina Revelando a Cultura Através dos Quadrinhos foi um projeto realizado no Centro Cultural Casa do Barão, entre os dias 22 de agosto e 17 de outubro de 2023. Valorizando a cultura de São João del-Rei, o evento contou com uma palestra sobre os patrimônios culturais da cidade, ministrada pelo folclorista Ulisses Passarelli, e com a construção de uma revista em quadrinhos, produzida junto de estudantes locais.

PDF Revelando a Cultura Através dos Quadrinhos Capa da revista feita na oficina/ Reprodução

O quadrinista Rafael Vasquez, que atuou como professor e ilustrador da revista, comenta que desenvolveu o projeto com sua esposa Carla Grazielli. Ambos trabalham juntos na escola e galeria de arte Espaço Nave e inscreveram a oficina no edital Via Liberdade do FEC (Fundo Estadual de Cultura). O artista, popularmente conhecido como Afa Vasquez, diz que, além de ensinar aos estudantes a criar quadrinhos, a oficina buscou estimular e difundir a valorização da cultura.

Produzida pelo quadrinista, em conjunto com Passarelli e um grupo de alunos da região, a revista traz duas histórias sobre patrimônios culturais são-joanenses. Uma das narrativas fala sobre a Folia de Reis, a outra, por sua vez, gira em torno das pinturas rupestres da Serra do Lenheiro. “Desde o início, o projeto visava trabalhar com histórias que revelassem valores culturais da cidade de São João del Rei”, conta Vasquez. Segundo ele, a escolha dos temas foi orientada por Passarelli e se deu pela necessidade de proteger esses valores (a Folia e as pinturas).

Na ocasião, diversos exemplares da revista impressa foram distribuídos para os participantes e alunos. Após certo tempo, a distribuição foi ampliada para as bibliotecas das escolas públicas e para passageiros da Maria-Fumaça, que fazem a viagem Tiradentes-São João del-Rei. Hoje, a revista está disponível na Biblioteca Municipal.

Esse não é o primeiro projeto sobre quadrinhos e valores culturais desenvolvido por Vasquez.  Em 2022, a Funarte e o Espaço Nave realizaram a oficina “Contando Sua História Através dos Quadrinhos”. Para o professor e quadrinista, a revista de 2023 não será a última. “Temos vontade e projetos para a criação de novas revistas (…), dependemos apenas de apoio para realizá-los”, afirma.

Confira a versão completa para download aqui: