O movimento mundial de prevenção e combate ao câncer de próstata busca conscientizar os homens sobre a importância de ir ao urologista

Novembro-Azul-659x659

Após o Outubro Rosa, que buscava alertar as mulheres sobre o câncer de mama, agora é a vez dos homens com o Novembro Azul. O mês é dedicado à conscientização da população masculina sobre a importância de ir ao urologista, assim, identificando precocemente possíveis tumores na próstata.

Laura Lopes, assistente social da Associação de Amparo a Pacientes com Câncer (ASAPAC) de São João del-Rei, ressalta sobre a necessidade do exame: “Novembro Azul é a campanha para que os homens também façam os exames preventivos em relação à próstata, tanto o PSA, que é o exame de sangue, e o exame de toque que é feito pelo médico urologista”. Ela explica que, na cidade, o exame de toque é feito no Centro Viva Vida e os homens devem pegam o encaminhamento no posto de saúde do bairro onde vivem para realizarem o exame.

O câncer de próstata se desenvolve a partir da herança genética e da idade do indivíduo. Esse tipo de tumor é o mais frequente em homens, depois do câncer de pele. Também é o sexto mais comum no Brasil, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca). A taxa de letalidade entre os diagnosticados com a doença é de 20%, mas as chances de cura para quem descobre o tumor no início são de até 95%.

As visitas ao médico urologista devem ser anuais. “Os homens negros e que tem histórico na família devem fazer [o exame] a partir dos 45 anos”, Laura explica que estes são considerados como o grupo de risco. Todos os homens que tem 50 anos ou mais devem procurar o médico, já que o câncer de próstata é assintomático e não há nenhum sinal da doença até que esteja em um nível mais crítico.

Uma pesquisa recente da Sociedade Brasileira de Urologia que entrevistou 3500 homens com mais de 45 anos, constatou que 51% dos indivíduos não vão ao consultório anualmente. Segundo o site do Instituto Lado a Lado pela Vida, cerca de 87% dos homens afirmam que o preconceito atrapalha na realização de exames preventivos e por isso é fundamental incentivar a população masculina através de campanhas.

A assistente social também afirma que acontece em novembro a semana de prevenção e diagnóstico precoce de câncer. “No dia 27 de novembro é o Dia Nacional de Combate ao Câncer, aí a gente estende e faz uma semana de atividades”, ela explica, “começa no dia 23 e vai ter palestra sobre o câncer de útero, câncer de próstata, câncer de mama, câncer em geral e também sobre o centro Viva Vida, que é onde é feito o diagnóstico. É uma semana de alerta a população” explica.

PROGRAMAÇÃO DA SEMANA DE PREVENÇÃO E DIAGNÓSTICO PRECOCE DE CÂNCER – ASAPAC SJDR

24 de novembro – Terça-Feira

14hrs: Abertura com o coordenador da ASAPAC, Valdecir Braga

14:30hrs: Palestra com o Dr. Carlos de Abreu, ginecologista, sobre “Lions e Projeto Mulher contribuindo para a prevenção do câncer de colo de útero”

15:30hrs: Oficina prática com a educadora física Simone Turchetti sobre a contribuição da atividade física na prevenção do câncer

25 de novembro – Quarta-Feira

13:30hrs: Palestra com o Dr. Sérgio Veloso, urologista, sobre orientações a respeito da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata

14:30hrs: Oficina prática com a professora de dança Flávia Figueiredo sobre a dança como aliada na prevenção do câncer

15:00hrs: Palestra com o Dr. Frederico Escaleira, oncologista, sobre prevenção e tratamento do câncer

26 de novembro – Quinta-Feira

14hrs: Palestra com a enfermeira Cibele Meneghini sobre o tema “O centro Viva Vida como estratégia ao diagnóstico precoce do câncer de colo de útero, mama e próstata.”

14:30hrs: Palestra com a Dra. Patrícia Teixeira Resende, ginecologista, sobre a importância da vacina contra o HPV como prevenção ao câncer de colo de útero.

15hrs: Oficina prática com a fisioterapeuta Elzira D’ Santiago sobre a fisioterapia aliada a dança na reabilitação da saúde

*Haverá distribuição de senhas para a realização de exames de PSA, TSH, preventivo da mulher e sangue oculto nas fezes em todos os dias.

27 de novembro – Sexta-Feira

07hrs: Entrega das senhas para realização dos exames de PSA, TSH, glicemia, aferição de pressão e abordagem educativa com dicas de prevenção.

14hrs: Palestra com a Dra. Nicole Rangel, mastologista, sobre prevenção e tratamento do câncer de mama e reconstrução da mama

15hrs: Confraternização e encerramento.

Todos os eventos serão na sede da ASAPAC, na Rua Ministro Gabriel Passos, 232 no Centro.  Para mais informações, o telefone de contato é: (32) 3372-1913.

TEXTO/VAN: ELAINE MACIEL

FOTO: DIVULGAÇÃO