Por Maria Eduarda Cardoso e Rafael Alonso

A partir de 2024, o Athletic Club terá um novo Centro de Treinamento. A estrutura será na Pousada Lagos de Minas, em Santa Cruz de Minas. A obra é a realização de um grande sonho do Esquadrão de Aço e vai levar o clube a um novo patamar. Santa Cruz de Minas é cidade vizinha de São João del-Rei, e o espaço do novo CT está a 3 km do nosso estádio. O Centro de Treinamento terá quatro campos, sendo um deles com grama sintética e atenderá o profissional e a base. Além disso, a estrutura ainda vai contar com um moderno Centro de Excelência. O objetivo é fortalecer a integração entre todas as categorias.

A expectativa é de utilização do novo CT já em dezembro e as obras finalizadas em meados de 2024.

Nossa equipe conversou com o assesor do Athletic, João Henrique Castro, sobre os planos e expectativas para o novo projeto. Confira!

•  Qual será a capacidade e quais serão as principais instalações do novo Centro de Treinamento? Há algum diferencial na infraestrutura planejada?

O novo Centro de Treinamento do Athletic Club está sendo planejado para ter uma capacidade que atenda plenamente às necessidades de nossa equipe. As principais instalações incluirão modernos campos de treinamento, áreas de recuperação física, salas de análise tática e espaços dedicados ao desenvolvimento técnico dos atletas. O grande diferencial será a tecnologia de ponta incorporada em todas as instalações, visando proporcionar condições ideais para o aprimoramento constante de nossos jogadores.

•  Como o clube espera que o novo Centro de Treinamento influencie nos treinamentos da equipe e, consequentemente, no desempenho para as temporadas futuras?

A expectativa do clube em relação ao novo Centro de Treinamento é que ele tenha um impacto significativo nos treinamentos da equipe, elevando o padrão de preparação física, técnica e tática dos jogadores. Acreditamos que isso se refletirá diretamente no desempenho durante a temporada, tornando o Athletic Club ainda mais competitivo e preparado para os desafios que virão.

•  O clube planeja integrar o novo Centro de Treinamento com a comunidade local de São João del-Rei? Existem programas ou iniciativas sociais previstos?

Sim, o Athletic Club tem o compromisso de integrar o novo Centro de Treinamento com a comunidade local de toda região. Estamos desenvolvendo programas e iniciativas sociais que permitirão a participação ativa dos moradores locais, promovendo a interação entre o clube e a comunidade, além dos alunos dos nossos núcleos de futebol.

•  O projeto do novo Centro de Treinamento inclui medidas sustentáveis? O clube tem considerado práticas ecológicas e energéticas na construção e operação?

Estamos comprometidos com práticas ecológicas e energéticas na construção e operação das instalações, visando minimizar o impacto ambiental. Isso reflete nossa responsabilidade social e ambiental como instituição. O nosso CT já conta com energia solar.

•  Existe uma estimativa para a conclusão das obras e a inauguração do novo Centro de Treinamento? Há planos específicos para a temporada de 2024 em relação a essa transição?

O clube já começa a utilizar parte das instalações em dezembro de 2023. Os primeiros campos serão entregues ainda no primeiro semestre de 2024. Quanto aos planos para a temporada de 2024, estamos trabalhando em uma transição suave para que a equipe possa usufruir plenamente das novas instalações, otimizando o desempenho desde o início da temporada.

•  Como surgiu a ideia de um novo Centro de Treinamento?

A ideia de um novo Centro de Treinamento surgiu da visão estratégica do Athletic Club em investir no desenvolvimento contínuo da equipe. A necessidade de instalações modernas e equipadas adequadamente para atender às demandas do futebol motivou a concepção desse projeto ambicioso.

• Suas considerações.

Reiteramos nosso compromisso em proporcionar as melhores condições para o crescimento e sucesso do Athletic Club. O novo Centro de Treinamento representa um marco importante em nossa história e fortalecerá nossa posição como um dos principais clubes do cenário esportivo do interior mineiro.

Athletic Club
@athleticclubfutebol