Nascido em Belo Horizonte no dia 14 de junho de 1965, Marcius Vinícius Barcelos, ou apenas “Magoo” – apelido carinhoso dado pelos estudantes de jornalismo –  é hoje técnico do Laboratório de Fotografia da UFSJ.

Marcius viveu até os nove anos na capital mineira. Depois se mudou para o Vale do Aço, onde viveu até os dezesseis anos, voltando para Belo Horizonte algum tempo depois. Logo após, iniciou sua carreira acadêmica na Universidade Federal de Viçosa, onde cursou Engenharia Agrícola. Porém, em 1990, deixou o curso antes de concluí-lo.

Seu caminho era a fotografia. Suas primeiras experiências vieram através de oficinas que eram oferecidas no Inverno Cultural da UFMG. Oficinas de Introdução à Fotografia e Descondicionamento do Olhar abriram o mundo da Fotografia para Marcius, em 1988. Daí em diante, ele não parou mais de fotografar. Dentre várias exibições e mostras, Marcius participou do Salão de Artes da Aeronáutica (1989), XX Salão Nacional de Artes (1988, em Belo Horizonte), Mostra Fotográfica Conceitual (Museu da Imagem e Som, em São Paulo, no ano de 1995) e no 150º aniversário da Invenção Fotográfica, em Brno, na República Tcheca.

Além dos trabalhos pessoais, Marcius construiu uma trajetória em variados veículos de comunicação de Minas Gerais. Começou trabalhando nos jornais “O Tempo” e no semanal “Pampulha”, como operador de Macintosh, uma de suas especialidades. Trabalhou também na TV Diamantina nos anos de 2004 e 2005. Em 2009, Marcius foi aprovado no concurso para Técnico em Processos Fotográficos.

Hoje, além de prestar seus serviços no laboratório de fotografia e ser fotógrafo oficial do curso de Comunicação Social, ele participa da montagem do Laboratório de TV.

VAN/Cássio Almeida
Foto: Fernanda Rezende