Exposição de fotografias do São-joanense Kiko Neto faz parte da Semana Nacional dos Museus

Museu Regional traz exposição "Reflexos da Cidade", do fotógrafo Kiko Neto, na Semana Nacional dos Museus. FOTO/VAN: Ana Resende Quadros
Museu Regional traz exposição “Reflexos da Cidade”, do fotógrafo Kiko Neto, na Semana Nacional dos Museus. FOTO/VAN: Ana Resende Quadros

O Museu Regional de São João del-Rei está, entre os dias  12 de maio e 29 de junho, a exposição “Reflexos da Cidade”, do fotógrafo São-joanense Kiko Neto. A exibição conta com 45 fotografias que retratam a cidade de São João del-Rei. O evento faz parte da 14ª Semana Nacional dos Museus e tem entrada franca.

A estudante de Jornalismo na Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ ) e amante da fotografia, Brenda Lima, visitou a exposição “Reflexos da Cidade” e conta que essa não foi sua primeira experiência com o trabalho de Kiko. “Ele é muito famoso aqui em São João, então, eu já tinha visto algumas fotos dele. Nessa exposição, eu pude observar melhor os ângulos e a luz que ele usou e gostei muito. Ele tem um olhar diferente dos outros fotógrafos da cidade”, avalia.

Kiko Neto

José Francisco Gonçalves Neto, o Kiko Neto, trabalha como advogado e empresário, mas a fotografia está presente em sua vida desde os 15 anos, quando ganhou seu primeiro concurso e, como prêmio, sua primeira câmera.

Atualmente, Kiko só fotografa arquitetura, e São João del-Rei é a sua modelo favorita entre todas as cidades do mundo nas quais o fotógrafo já esteve. “A arquitetura apresenta detalhes que muitas vezes passam despercebidos, especialmente em São João. Pela fotografia, as pessoas valorizam e passam a dar mais atenção a nossa cidade”, explica o fotógrafo.

A professora de fotografia do curso de Jornalismo da UFSJ, Kátia Lombardi, conhece o trabalho de Kiko Neto há muitos anos. Reaproximou-se das fotos do São-joanense quando trabalhou como editora do jornal “O Tempo”. “Fiquei muito admirada com o apuro estético e com a qualidade de suas imagens. Vi naquelas fotografias uma cidade linda, com um patrimônio arquitetônico riquíssimo. É com esse mesmo olhar que continuo apreciando suas fotografias”, comenta Kátia.
TEXTO/VAN: Ana Resende Quadros