Henrique Avancini e Raíza Goulão garantem as vagas para os Jogos Olímpicos de 2016

Pódio da categoria Super Elite masculina FOTO/VAN: Sofia Pacheco

O domingo (15) foi marcado, em São João del-Rei, pelo encerramento da segunda etapa da 21ª edição da Copa Internacional Levorin de Mountain Bike (CIMTB). A programação do dia contou com as competições Sub-17, Segurança Pública, Sub-60, Over-60, Sub-15, Sub-40, Sub-45, Sub-50, Sub-55, Mirim, Júnior masculina e feminina, Sub-30, Sub-35, Super Elite masculina e feminina e com o concurso de redação, desenho e escultura.

Um dos organizadores do evento, Rogério, falou sobre a diversidade da etapa em São João del-Rei. “Neste ano, tivemos quase 1.000 inscritos, distribuídos em 25 categorias.  Competidores de países como Suíça, Argentina, Chile, Colômbia e Brasil disputaram a Copa. É muito expressiva essa presença dos países sul-americanos”, avalia.

A Copa teve uma nova montagem, uma interação maior com o público e também houve a readequação do espaço físico da Universidade, “que deu maior qualidade ao evento e menor interferência no dia a dia da escola. A pista também foi muito mais interessante que a dos anos anteriores, (…) mais técnica para os atletas”, completa Rogério.

Campeões

O campeão da categoria Super Elite masculina, Henrique Avancini, que venceu pela segunda vez na cidade, afirma que a etapa são-joanense é sempre receptiva, e que esta edição caracteriza-se por ser um evento no meio da temporada de competição. Relembra que, no ano passado, competiu no processo final de recuperação de uma lesão, por isso não tinha boas recordações. “Agora, sair daqui no ano olímpico com essa vitória é uma satisfação muito grande”, avalia. Satisfeito com o resultado e a apenas três meses da competição nos Jogos Olímpicos Rio 2016, Henrique pretende completar essa fase final de preparação, que se iniciou com a vitória em São João del-Rei.

Pódio da categoria Super Elite feminina FOTO/VAN: Sofia Pacheco

A campeã da categoria Super Elite feminina, Raíza Goulão Henrique, teve uma diferença de quase sete minutos para a segunda colocada, Erika Gramiscelli. Em entrevista para a CIMTB,  Raíza revelou sua felicidade e satisfação  com o circuito de São João del-Rei, disputado antes de uma temporada que passará na Europa.“Fiz uma largada segurando. Na primeira subida, consegui travar o ritmo, lembrei só dos meus treinos este mês e dei meu melhor em cada volta. Independente do tempo que abri, eu queria fazer um bom treino para as Olimpíadas. Graças a Deus, foi um ótimo resultado, carimbando minha vaga. Espero, agora, a publicação oficial”, disse.

Além da competição..

Além da consagração dos atletas do esporte, o evento, que contou com a parceria da Secretaria Municipal de Educação, também premiou os alunos das escolas municipais por meio de um concurso de redação e desenho. A campeã da categoria desenho foi a aluna da Escola Municipal Parada do Giarola, Sibelle Beatriz de Moura, de 9 anos. Já o campeão na categoria redação foi o aluno da Escola Municipal Pio XII, Rodrigo Batista da Silva, 10 anos. A CIMTB Levorin acredita no incentivo à criatividade e, consequentemente, à autoestima das crianças.

Apesar da rivalidade, clima amigável em São João del-Rei FOTO/VAN: Sofia Pacheco
Apesar da rivalidade, clima amigável em São João del-Rei.  FOTO/VAN: Sofia Pacheco

Começando uma tradição

Esta edição da Copa Internacional Levorin de Mountain Bike, que foi a quarta a ser realizada em São João del-Rei, contou com a presença do público que já é fiel ao esporte e também com novos espectadores de vários lugares do país e do mundo. Através dos eventos sociais incluídos no grande evento internacional do esporte, São João torna-se um ponto de parada para amantes da categoria e atrai cada vez mais visitantes para a cidade. As fotos do evento estão no Flickr oficial da Vertentes Agência de Notícias.

TEXTO/VAN: Lucas Comine, Rebeca Oliveira e Sofia Pacheco

COLABORAÇÃO: Ana Luiza Pereira, Daniel Ubiratan, Hugo Pacheco, Scarlet Freitas