O espaço possui acervo com mais 420 peças, recursos tecnológicos, instalações audiovisuais e terminais multimídia.

Muito procurada por brasileiros e estrangeiros, além da rica arquitetura e reconhecidos pontos turísticos, a cidade de Tiradentes é também sede do “Museu da Liturgia de Tiradentes”, único dedicado ao tema na América Latina.

O museu foi inaugurado em 2012, com um acervo datado dos séculos XVIII a XX, o qual foi restaurado para exposição. Dentre as peças exibidas estão pinturas, ex-votos, esculturas, imagens e outros objetos religiosos, que chamam a atenção do público. A tiradentina Dalila Nascimento relata que o lugar é muito instigante, pois contrasta a antiguidade das obras com o moderno das instalações.

Apesar de a construção ter a fachada setecentista, a parte interna do museu é composta de uma arquitetura moderna, com pátio amplo onde instalações sonoras, localizadas no muro de pedra, narram trechos da bíblia e salmos.

O Museu da Liturgia possui também o chamado Programa Educativo, que oferece materiais e atividades a grupos de visitantes. Segundo o site do museu, a proposta deste projeto “é promover o diálogo entre passado e presente, comunidade local e turistas, católicos e não católicos, contribuindo para construir uma cultura de valorização da diversidade cultural e religiosa”. Nas visitas orientadas, “marionetes, jogos e outros recursos trabalham os conteúdos de forma interativa e lúdica, explorando as relações entre patrimônio material e imaterial a partir das peças do acervo.” O museu dispõe ainda de material autoexplicativo e atendentes prontos para dar informações sobre o acervo.

De acordo com a coordenadora do Projeto Educativo Noêmia Nascimento, o projeto museográfico, junto com a riqueza e diversidade do acervo, geralmente são os pontos mais apreciados pelos visitantes.

O espaço funciona de quinta a segunda-feira, inclusive feriados, das 10h às 17h, porém a venda de ingresso termina às 16h30. A entrada é gratuita para os moradores de Tiradentes e para estudantes de escola pública, enquanto os de escolas particulares e idosos pagam meia (5,00) e os demais pagam inteira (10,00). Para maiores informações, entre no site: http://museudaliturgia.com.br/index.php

Texto: Sílvia Reis
Foto: Divulgação/Museu Liturgia