A obra “Tu não te moves de ti”, da escritora Hilda Hist, ganhou cara nova em releitura feita nesse fim de semana, no Centro Cultural Feminino, por integrantes do Movére, grupo de pesquisa da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), processo ecopoético de treinamento para o ator-dançarino e de construção da cena espetacular que busca desenvolver novas poéticas cênicas, técnicas e dramaturgias corporais baseadas numa cultura de sustentabilidade.

O espetáculo, que já vinha sendo montado há mais de um ano, combinou o texto da autora, vídeos, música e interação com o público, que foi inserido na encenação. O enredo girou em torno do casal de mortos vivos Ruth (Giselle Mara) e Tadeu (Genilson Ferreira) em seus momentos, ambientes e personagens que se confundem.

Para a espectadora Telma Freitas, que assistiu à peça duas vezes, foi muito bacana a proposta de integrar e movimentar o público de acordo com o espetáculo. “Nada estava cem por cento preparado, cada cena foi um encaixe diferente que superou minhas expectativas”, completa a atriz Giselle.

O professor do curso de Teatro da UFSJ e diretor do espetáculo Adilson Siqueira elogiou a atuação do grupo e comentou sobre a recepção do público. “Eles se saíram muito bem, colocando em prática o treinamento feito no decorrer do ano. Quanto ao público, sempre há os dois lados, teve gente que voltou para ver e os que simplesmente não gostaram”, afirma Adilson.

O projeto “Tu Não Te Moves de Ti” teve o elenco composto pelos alunos de Teatro: Ana Flor Rocha, Camila Ribeiro, Genilson Ferreira, Giselle Mara, Priscilla de Seixas, Thaissa Gömöry e Zilvan Lima. A produção e direção técnica contaram com Fernanda Junqueira e Virgílio Dangelo.

Mayara Mateus e Thais Lacaz
Foto: Mayara Mateus