O evento, que busca valorizar o teatro na região, chega à sua 6ª edição

Festival de Teatro em Tiradentes acontece em maio, com participações de grupos da região e artistas renomados. FOTO: Divulgação/Tiradentes em Cena

Conhecida por sua arquitetura histórica e intensa atividade cultural, Tiradentes recebe de 5 a 14 de maio sua VI Mostra de Teatro, a Tiradentes em Cena. O evento, que espera receber 12 mil pessoas na edição desse ano, conta com 27 atrações para todos os públicos, incluindo monólogos, dramas, comédias, danças, intervenções artísticas, ocupações de espaços públicos, exposições e oficinas, todos gratuitos.

A abertura da mostra cabe à atriz Nathalia Timberg, homenageada pelos seus 60 anos de carreira. Ela estrela o espetáculo inédito “Paixão”, às 20h, no Largo das Forras. A peça será acompanhada por dois músicos e é repleta de poesias portuguesas e brasileiras. Nathalia também será lembrada no lançamento do livro “Nathalia Timberg – Momentos”, do jornalista e ator carioca Cacau Hygino, que ocorre às 11h do dia 6 de maio, no jardim do Centro Cultural Yves Alves (Sesi).

Nathália Timberg é a homenageada desta edição do Tiradentes em Cena. FOTO: Divulgação/Tiradentes em Cena

O aluno do curso de Teatro da UFSJ e funcionário do Centro Cultural Yves Alves, Ricardo Ribeiro, participou da terceira edição do evento e pretende voltar este ano. “ Temos uma condição favorável no que diz respeito ao teatro, já que possuímos o Teatro Municipal [em São João del-Rei]; o curso de teatro na UFSJ; a realização do Inverno Cultural; e isso, em vista de outros lugares do interior, pode ser sim considerado um maior contato! Fazer parte dessa realização é sem dúvida uma experiência engrandecedora”, conta.

Ainda assim, Ricardo acha que há muito a ser feito pelo teatro na região das Vertentes. “A Mostra garante que no interior cada vez mais um número maior de pessoas tenham acesso ao teatro. Por mais distante que pareça, ainda estamos longe de ter uma concentração acentuada de produções como nas grandes capitais”, explica.

Festival de Cenas Curtas

O Tiradentes em Cena oferece a oportunidade para que artistas regionais se apresentem através do Festival de Cenas Curtas, que é a grande novidade desse ano. No festival, realizado em parceria com a Secretaria de Cultura de São João del-Rei e com a Rococó Produções, grupos e artistas locais poderão inscrever cenas com temática livre de até 10 minutos que serão apresentadas no Teatro Municipal de São João del-Rei. As três melhores cenas se apresentarão também no Centro Cultural Yves Alves no dia 14 de maio.

Festival de Cenas Curtas. FOTO: Divulgação/Tiradentes em Cena

“São João del-Rei tem um curso de graduação em Teatro que foi criado em 2009 e com forte diálogo com os campos da performance, da musicalidade e da cultura popular. Nada mais oportuno do que estimular a produção e abrir espaço para novos talentos”, comenta o representante da Rococó Produções, Vinícius Cristóvão.

Para o aluno de Teatro da UFSJ, Luís Firmato, o Festival de Curtas é uma grande oportunidade para expor seu trabalho. “No Brasil temos uma lógica de editais muitas vezes com mecanismos de inscrição complexos e por isso excludentes. A inscrição do Festival de Cenas Curtas é simplificada e a possibilidade de premiação constitui uma oportunidade rara de  reconhecimento financeiro em nossa área no interior de Minas. O Festival de Cenas Curtas pode também estreitar as relações entre a mostra de teatro e o que é produzido no curso de Teatro da UFSJ. O festival é importante também por permitir lugares de trocas de saberes e por promover encontros com pares e interessados nas linguagens teatrais”, conta.

Valorização do Teatro

O Tiradentes em Cena foi criada por Aline Garcia com a intenção de unir suas paixões pela cidade e pelo teatro. A mostra teve sua primeira edição em 2013. “Para fortalecer esse projeto e somar experiência, paixão e expertise, me uni ao produtor cultural Fabrício Chianello, à turismóloga Fernanda Fonseca e ao jornalista Fabio Amaral para criar um evento de excelência em qualidade e diversidade de conteúdo, proporcionando uma programação rica, uma experiência cultural inovadora para a cidade”, conta a idealizadora no site do  projeto.

Se depender de Aline e dos demais responsáveis pelo Tiradentes em Cena, o teatro vai ser cada vez mais valorizado na região. Mesmo com as dificuldades financeiras enfrentadas esse ano, o grupo se orgulha de apresentar ao público uma programação gratuita e de qualidade. “O teatro ajuda na construção de um ser humano melhor, mais sensível e mais habilitado para lidar num mundo tão complexo quanto a mente humana é capaz de criar. O Tiradentes em Cena busca favorecer um processo de descentralização dos bens artísticos, culturais, e incentivar a fruição da arte. Esse é nosso lema”, conclui.

TEXTO/VAN: Ana Resende Quadros