Desde a última sexta-feira (24), a histórica Tiradentes (MG), está sendo palco da 17ª Mostra de Cinema, que se encerra amanhã (01). A boa notícia é que, de acordo com Bruno Sebastião, proprietário de quatro estabelecimentos comerciais na cidade, a repercussão do festival é ainda grande no pós-evento, que “atrai uma grande mídia espontânea”.

O comerciante explica que aqueles que não tiveram a oportunidade de visitar a cidade durante a Mostra de Cinema acabam se interessando posteriormente, na medida em que o evento cresce e torna a cidade de Tiradentes um referencial. Já em relação ao período de festival, Bruno Sebastião afirma que, “em comparação com o ano passado, o faturamento está sendo bem maior”.

Christian Bastos, proprietário do restaurante Nossa Terra, acompanha a Mostra desde as primeiras edições e aponta um amplo crescimento desde então. Segundo ele, os resultados positivos têm impacto direto nesse tipo de comércio, com o aumento considerável no fluxo de pessoas em bares e restaurantes. Bastos lembra, no entanto, que é necessário desenvolver “estratégias diferentes para atingir esse público – que é mais jovem e antenado – como músicas ao vivo e promoções”.

Guilherme Vilhena (22) está visitando a cidade pela primeira vez, e encantou-se pela proporção e iniciativa do festival. “Assisti a três filmes e gostei dos três. E acho que isso atrai muita gente para a região. É bom para o vendedor de pipoca na praça até o comerciante da farmácia. Por ser um evento público, ele disponibiliza um contato com grandes obras, e valoriza produções locais e regionais”. 

Entretanto, essa opinião não é compartilhada por todos os comerciantes. Produtores de artesanato afirmam que o faturamento durante o festival de cinema não é o esperado e, de acordo com um lojista, o evento propicia maiores benefícios “para os jovens, não para as lojas de artesanato. O nosso movimento é bem baixo”.

Para além das questões econômicas, a Mostra de Cinema de Tiradentes têm se tornado um evento cada vez mais conhecido e atualmente é um dos maiores do cinema brasileiro contemporâneo. O festival traz as peculiaridades do cinema nacional e internacional, com a proposta de criar algo novo, independente e inovador.  Sua programação conta com a exibição de mais de 100 filmes brasileiros em pré-estreias mundiais e nacionais.

VAN/Nara Nunes; Mayra Coimbra
Foto: Divulgação

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.