Evento conta com programação de nove dias repletos de filmes, shows, exposições e debates oferecidos gratuitamente para todo o público

Por Vincent Otoni

Com a chegada da 27ª Mostra de Cinema, de 19 a 27 de janeiro, os dias em Tiradentes prometem ser muito mais emocionantes. O evento retorna à cidade marcando presença, mais uma vez, no imaginário dos moradores, dessa vez com uma proposta diversa e potencialmente animadora, anunciando o tema da edição: As Formas do Tempo. Celebrando as trajetórias de André Novais Oliveira, cineasta mineiro, e da atriz Bárbara Colen. A mostra propõe uma discussão geral sobre a relação das pessoas e a contemporaneidade, apresentando o assunto de vários ângulos diferentes.  

O tema deste ano brinca com o conceito de tempo e pretende abrir várias discussões sobre a relação das pessoas com o assunto e, principalmente, sobre o papel dos filmes no mesmo ambiente. Seja falando especificamente sobre o tempo, explorando marcas de um estilo temporal ou discutindo os pontos importantes para a contemporaneidade, o tempo e as mudanças que ele traz são protagonistas dessa mostra. O evento propõe tanto momentos leves quanto profundos, distribuídos nos diversos títulos e atrações em exposição que serão oferecidas de forma gratuita para o público.

Seguindo a tradição anual, a celebração apresentará os mais de 100 filmes selecionados, distribuídos entre diferentes mostras ao longo dos dias de celebração. O evento contará com rodas de conversa, debates, oficinas, atrações artísticas, laboratórios, lançamento de livros, performances e diversos outros tipos de apresentações de arte. A exibição dos eventos ocorrerá em alguns espaços de Tiradentes: o Centro Cultural Yves Alves, o Cine Copasa na Praça – no largo das Forras – o Cine-Tenda e o Cine-Lounge – no largo da rodoviária – a Escola Estadual Basílio da Gama e o Espaço Cultural Aimorés.

Os debates serão espaços para a troca de experiências e discussão sobre o cenário do cinema no Brasil, possibilitando uma série de aprendizados com especialistas no assunto. Entre os críticos, artistas, jornalistas, pesquisadores, produtores, realizadores e diversos outros especialistas, mais de 100 profissionais se colocaram à disposição para discutir os temas.  A curadoria do evento é liderada por Francis Vogner dos Reis, que junto de Juliano Gomes e Tatiana Carvalho Costa realizou a seleção dos curtas.

Com tantas pautas em relação ao uso do tempo, uma certeza é que a 27ª Mostra de Tiradentes de Cinema propõe uma ótima opção para aproveitar o nosso tempo, apreciando e se deixando fazer parte dos mais diferentes tipos de história.  Acompanhe nossa cobertura do evento pelo Instagram @van.ufsj e aqui no site!

Serviço
27ª Mostra de Cinema de Tiradentes
19 a 27 de janeiro – Tiradentes
Evento gratuito
@universoproducao

https://mostratiradentes.com.br/