por Ana Julia Barbosa

A exposição “Aqui entra a mulher, e o delito fica lá fora” ocorre entre os dias 18 de janeiro a 03 de março, no Centro Cultural da UFSJ, onde está exposto o trabalho da cientista social, professora de Sociologia e encarregada de segurança da APAC de São João del-Rei, Taisa Maria Laviani e a fotógrafa Natalia Chagas. As obras foram feitas em parceria com as recuperandas da instituição.

Arte de divulgação do evento – FOTO: Reprodução Instagram Centro Cultural UFSJ

Esse projeto começou com a produção de zines, que são publicações independentes sobre qualquer tema e feita artesanalmente. Até  pouco tempo, eram publicadas no nosso site na coluna “Vida da Gente”. Isso se deu pelo trabalho da Taisa Laviani, que em sua dissertação de mestrado trouxe às mulheres em situação de cárcere uma maneira de expressar e mostrar suas vivências.

 E em seguida, Natália Chagas se juntou ao projeto,  que registrou através das fotos essas mulheres. “Nossa ideia era fotografar as mulheres tirando o peso dos delitos que elas cometeram. Todas as mulheres, independente da história de vida, sonham em fazer um ensaio fotográfico. Então a ideia era realizar esse sonho de maneira delicada”, conta.

 As fotografias na exposição não vão mostrar a situação em que essas mulheres vivem, mas sim a beleza de cada uma. Segundo a fotógrafa, elas estavam empolgadas e  foram calorosas com o projeto: “ Tudo fluiu de maneira muito serena e bonita”.

Por fim, juntas, elas criaram a exposição, que tem como maior objetivo tirar o estigma imposto a essa população, “ A gente tem um material muito legal, (…) levar a produção dessas mulheres, que estão em situação prisional, para fora desse espaço, da prisão, para circular isso, para chegar até a comunidade. Nosso intuito era justamente esse, levar essas narrativas para fora daqui “, diz Taisa.

“Venham prestigiar sem preconceito!! Cada pessoa tem uma história de vida e não cabe a nós condená-las. Sejamos gentis e empáticos com suas vivências” – Natália Chagas

O maior objetivo dessa exposição é que quem for visitar veja com outros olhos essas pessoas, como explica a cientista social Taisa: “ Ele (o evento) é justamente essa provocação, para que a gente quebre todo esse estereótipo que a gente carrega quando a gente pensa ou quando a gente olha para uma mulher que está passando ou que já passou por uma situação prisional”.  O Centro Cultural da UFSJ receberá, além de histórias e vivências que nos fará refletir,  obras lindas que foram feitas por mulheres que têm muito a  dizer à comunidade.

O evento será no Centro Cultural da UFSJ – FOTO: Reprodução UFSJ

Serviço

A população poderá conferir a exposição gratuita no Centro Cultural da UFSJ, localizada na Praça Dr. Augusto das Chagas Viegas,17 – Centro São João del-Rei, de segunda a sexta-feira, das 09h às 20h e aos fins de semana e feriados das 09h às 17h.