"A energia com que as pessoas receberam o símbolo era inconfundível e inesquecível." ARTE/VAN: Laila Zin
“A energia com que as pessoas receberam o símbolo era inconfundível e inesquecível.” ARTE/VAN: Laila Zin

O último domingo foi inesquecível. Nunca esquecerei a passagem da Tocha Olímpica por São João del-Rei. Assim que cheguei na rota do desfile, vi que as pessoas inundaram as ruas; música e vozes encheram o ar. Cidadãos comuns, policiais, organizadores,  patrocinadores, crianças, todos passaram. Todo mundo estava tão animado quando, finalmente, a Tocha apareceu. Todos gritaram e aplaudiram. Quanta emoção e energia! Em seguida, a chama foi revezada, e a multidão ficou ainda mais atenta e feliz. A Tocha continuou o caminho, relembrando os antigos rituais gregos.

Como uma americana que nunca viveu no exterior antes, cada oportunidade de vivenciar a cultura local é nova e excitante. Presenciei as Olímpiadas nos Estados Unidos e, milagrosamente, também vou viver esse momento no Brasil. Vi a Tocha passar por uma cidade que se tornou minha casa. Compartilharia novamente esse momento, pois minha emoção e meu orgulho eram enormes.  A energia com que as pessoas receberam o símbolo era inconfundível e inesquecível.

Percebo que as Olimpíadas não foram feitas para representar o Brasil como um país. O que realmente enriquece essa experiência é o suporte dado ao evento por todos. Há orgulho nacional dos atletas, há orgulho local do povo carregando a Tocha. Há, principalmente, orgulho pessoal da conexão entre todos por serem brasileiros e vivenciarem este momento da história do país.

Para mim, acompanhar os Jogos Olímpicos e os procedimentos está sendo surpreendente. Mas o que será mais memorável e mais irá me influenciar é ver como as pessoas estão juntas. Cobrir a passagem da Tocha por São João me deu uma nova perspectiva. Pela primeira vez, eu tive a oportunidade de experimentar algum evento unificador em primeira mão ao lado dos brasileiros e, finalmente, sentir que eu faço parte da multidão. Vivi diversas situações no Brasil, tive sensações diferentes, mas a experiência de ver a Tocha passando pela minha cidade foi única. Vou lembrar para sempre.

TEXTO/VAN: Cara Sanford*

*Cara Sanford é uma intercambista da Universidade da Georgia (EUA) onde ela estuda línguas latinas e comunicação social. Está há 3 meses na Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) pelo programa FlagShip para estudar e ganhar experiência de trabalho internacional.