Por Lara Cristina Reis e Mariana Bessa

Foto: Divulgação Maio Laranja

O movimento de conscientização contra o abuso e a exploração sexual infantil ganha um destaque especial durante o mês de maio. A campanha Maio Laranja ocorre em todo o Brasil e busca sensibilizar a população para o combate à violência e ao abuso sexual de menores.

Segundo dados do Conselho Tutelar de São João del-Rei, 3 a 4 casos de abuso sexual são registrados por mês na cidade, e uma média de 80% das denúncias feitas ao órgão são confirmadas. Grande parte dos casos ocorre no meio intrafamiliar, havendo um aumento no período de inverno, visto que, nessa estação, as pessoas costumam passar mais tempo em casa.

Há 23 anos, o dia 18 de maio representa o Dia Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, instituído por meio do projeto de lei 9970/00. A escolha da data se deve ao assassinato da pequena Araceli, que, no dia 18 de maio de 1973, foi drogada, estuprada e morta por jovens de classe média alta, em Vitória (ES). O crime permanece impune até hoje.

Para o conselheiro Antônio Claret Santana da Rocha, ao instituir uma data voltada para o enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes, a questão recebe a atenção da população. Com isso, as pessoas são alertadas acerca da gravidade e da importância do tema e passam a pensar sobre.

Foto: Divulgação Maio Laranja

Ele também afirma que a conscientização a respeito do assunto, ainda, está envolta de muito preconceito, principalmente em cidades tradicionais como São João del-Rei. “As famílias são mais fechadas e as pessoas são mais acanhadas em denunciar”. Mas, aponta que há quem venha se conscientizando por conta das informações preventivas que são passadas para a comunidade.

De acordo com Antônio da Rocha, os conselheiros estão sempre tratando a violência contra crianças e adolescentes na rádio, televisão, nos jornais, em palestras e em escolas para tentar prevenir a ocorrência de novos casos.

O conselheiro destaca o papel da família e do Estado na situação, pois esses têm o dever de cuidar das crianças e dos adolescentes. Contudo, frisa também o compromisso da comunidade. “Qualquer cidadão pode denunciar uma atitude perniciosa. Se um vizinho, amigo ou conhecido tem uma simples suspeita de que a criança está sofrendo abuso ou de que está havendo tentativa de abuso, deve denunciar para o Conselho, porque nós iremos tomar providências”, ressalta.

O canal de denúncia do Conselho Tutelar é o telefone (32) 3373-4319, no horário comercial de 7h às 19h. Ainda, há um telefone de plantão, (32) 99949-3633, que funciona por 24h. A Polícia Militar também pode ser contatada pelos números 190 e 181, assim como a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República pelo Disque 100.