por Gabriel Rios, Anna Carolina Gomes e Mateus Castro.

Concentração da Caminhada S.O.S o Mangue (por Gabriel Rios).

No último domingo, dia 28 de maio, manifestantes realizaram uma caminhada na Serra de São José em defesa da região do Mangue, ameaçada por um leilão que a entregaria às mãos de empresas interessadas em mineração, ou construção de resorts e hotéis no local. Em ambos os casos, parte da serra teria o acesso restrito à população e causaria danos ao ecossistema e à biodiversidade presentes na área, que representa um patrimônio histórico e cultural da região.

 Avessos à essa possibilidade, a comunidade local realizou a caminhada a fim de conscientizar a população e as autoridades sobre as fragilidades da serra e o risco de perder o território conhecido como Maria Joana. A caminhada contou com a presença de inúmeras pessoas, como moradores de Tiradentes e de cidades vizinhas, pesquisadores, ambientalistas e autoridades locais. Dentre elas o prefeito do Município de Tiradentes, Nilzio Barbosa e seu secretário de governo Rogério de Almeida.

 Antes da caminhada, uma concentração na Cachoeira do Bom Despacho contou com uma lista de presença para assinatura em defesa da causa. No momento, houve discursos dos organizadores da caminhada, do prefeito Nilzio e do secretário Rogério, que reforçaram a necessidade de preservar o território, caracterizado como uma Área de Proteção Ambiental (APA), e defenderam a implantação do Parque Arqueológico da Serra de São José. O prefeito defendeu ainda uma reunião dos cinco municípios que circulam a serra, sendo São João del Rei, Santa Cruz de Minas, Prados, Coronel Xavier Chaves e Tiradentes para concentrar esforços na proteção do local.

 A Vertentes Agência de Notícias (VAN) cobriu a manifestação e obteve imagens exclusivas do acontecimento:

Prefeito de Tiradentes, Nilzio Barbosa, discursou durante a Caminhada S.O.S o Mangue (por Gabriel Rios).

Rogério de Almeida, secretário de governo de Tiradentes, falou para manifestantes, na Caminhada S.O.S o Mangue (por Gabriel Rios).

Manifestantes seguiram com cautela por paisagens exuberantes (por Gabriel Rios).

A Serra de São José possui inúmeras nascentes fontes de água limpa, e quedas d’água que compõem a paisagem (por Gabriel Rios).

Uma diversidade ímpar de fauna e flora presentes na Serra de São José, reforçam sua importância para o ecossistema regional (por Gabriel Rios).

Com paisagens inigualáveis, a Serra de São José é muito mais do que um ponto turístico e de lazer. É fonte de biodiversidade, vestígios arqueológicos e um patrimônio histórico-cultural da região das Vertentes.

1 comentário em “Caminhada Contra o Leilão do Mangue Mobiliza a Comunidade e Marca Protestos em Defesa da Serra de São José.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.