A orquestra mais antiga das Américas

Lira Sanjoanense- 240 anos de história. FOTO/VAN: Thais Andressa

São João del-Rei é conhecida como a “cidade dos sinos” e também “terra da música”. Eleita em 2007 como capital da cultura, a cidade é difusora da arte em suas diversas vertentes. Nesse cenário, que preserva características arquitetônicas de séculos passados, a Orquestra Lira Sanjoanense comemora seus 240 anos de existência.

“Em São João, nada funcionava sem música”, reflete o presidente da Orquestra Rubens Rodrigo de Lima. A Lira foi fundada no ano de 1776 e recebeu o título de Orquestra mais antiga das Américas. “José Joaquim de Miranda, que era um negro, fundou a Companhia da Música. Seu primeiro contrato realmente pago foi em 1776. Nessa ocasião, fundou a Orquestra Lira Sanjoanense, mas não com esse nome”, conta Rubens.

Atualmente, a Lira é formada por 78 integrantes, movidos pelo amor à arte e pela Fé. A Orquestra exerce suas funções religiosas nas Irmandades da Paróquia de Nossa Senhora do Pilar, como Rosário, Mercês e Nossa Senhora da Boa Morte, atendendo também as cidades de Conceição da Barra e Ritápolis.

Personalidades lirenses

Um dos nomes importantes para a corporação é Padre José Maria Xavier (1819-1887). Natural de São João del-Rei, ele construiu sua trajetória musical na Lira. Era sobrinho neto de José Joaquim de Miranda. “A Lira foi privilegiada, porque o Padre José Maria compunha, tocava e cantava”, salienta Rubens.

Além do Padre José Maria Xavier, destaca-se a figura de Aluízio José Viegas. Estudioso, músico e integrante da instituição, Viegas foi um personagem marcante tanto para história da Lira, quanto da cidade. Suas funções eram diversificadas, atuando como violoncelista, contrabaixista, flautista, regente, além de lidar com o arquivo da Orquestra.

Em homenagem ao músico, as comemorações dos 240 anos foram iniciadas no dia 26 de março, data de aniversário de Viegas. “Nada melhor que abrir o ano jubilar da Lira homenageando diretamente o Aluízio. A gente fez nesse dia essa sessão solene de abertura e o homenageamos. O arquivo passou a ter o nome dele,” relembra Rubens Lima.

A presença feminina na Orquestra

Ex-presidente, Maria da Conceição Assis do Carmo, ao lado do atual presidente Rubens Rodrigo de Lima. FOTO/VAN: Thais Andressa

Diferente dos anos iniciais de atividade, hoje, há uma forte presença das mulheres na Orquestra. Segundo o diretor e regente Modesto Flávio Fonseca, o coral, por exemplo, é constituído por vozes femininas e masculinas de acordo com  a concepção moderna. Entretanto, houve uma época em que a Igreja não permitia à mulher cantar. Mas, à medida que o século XIX avançava, a presença da mulher se tornava uma constante.

Maria da Conceição Assis Campos, mais conhecida como Lilia, 89, cantora, foi a primeira mulher a ser presidente da Lira no final da década de 1990.  “Amo a Lira. Foi uma honra para mim. A Orquestra é muito importante, porque é o nome de São João del-Rei. Em nossa terra, e além de nossa terra, a Lira é conhecida e reconhecida”, declara.

O que é ser Lira Sanjoanense?

Apresentação da Orquestra Escola da Lira Sanjoanense durante a passagem da Tocha Olímpica por São João del-Rei. FOTO/VAN: Thais Andressa

Para o presidente Rubens Lima, o que move a arte é o amor. “Há uma motivação, uma identidade, há uma prazer no fazer musical”, afirma. A Lira permanece atuante no cenário musical São-joanense por mais de dois séculos, cumprindo um compromisso com seu povo e com as irmandades.

O arquivo da Orquestra é rico, não somente em partituras, mas em documentos e cartas. Esse acervo contribui para o registro e a formação da memória da cidade. “Nós somos a história, nós somos a música viva. Porque a música tem a partitura, mas, sem a gente para interpretar e tocar, ela não existe. Então, a minha palavra é atemporal. Sou São-joanense e lirense desde criança”, pontua o regente da instituição.

O atual diretor e regente Modesto também revela a importância de ser membro da instituição. “Para mim, fazer parte da Lira é primeiramente uma honra, porque é única. É uma Orquestra que vem do século XVIII, continuamente trabalhando. Fazer parte de um conjunto assim é muito especial”, declara.

Lira Sanjoanense e o Projeto Orquestra Escola investindo em novos músicos

Em parceria com a Universidade Federal de São João del-Rei, a Lira desenvolve o Projeto Orquestra Escola, que aceita crianças e adolescentes iniciantes no universo da música e aqueles que já possuem nível técnico básico. O projeto de Extensão é orientado pedagogicamente pela Universidade e visa à formação do Coro Infantil e Jovem.

Para mais informações, acesse a página da Lira no Facebook.

TEXTO/VAN: Thais Andressa

COLABORAÇÃO: Rosana Faria