Texto: Júlia Braga

Revisão: Samantha Souza

No dia 17 de novembro, quarta-feira, às 18h, será lançado o Migracine – Observatório de Cinema e Migrações Transnacionais. O evento de abertura contará com a presença de Welket Bungué, um artista transdisciplinar de etnia balanta. Ele nasceu na Guiné-Bissau, em 1988, e, atualmente, reside em Berlim, é cofundador da produtora KUSSA, licenciado em Teatro no ramo de Atores (ESTC/Lisboa) e pós-graduado em Performance (UniRio/RJ). Além disso, é membro permanente da Academia Portuguesa de Cinema, da European Film Academy e da Deutsche Filmakademie.

Bungué ministrará a palestra “A autorrepresentação como atitude libertadora no cinema”, que será seguida por um debate.

Sendo um projeto dos grupos de pesquisa “Deslocar (Interculturalidade, cidadania, comunicação e consumo)” e Sense (Comunicação, consumo, imagem e experiência, o Migracine), trata-se de um site criado com o objetivo de atualizar e ampliar, permanentemente, o acesso a dados de obras audiovisuais sobre migrações transnacionais, em diferentes formatos, linguagens e gêneros narrativos. Ele entra ao ar com mais de 200 obras catalogadas, entre filmes de ficção, documentários e séries de todos os continentes e um sistema de busca no qual podem ser usadas palavras-chave, regiões geopolíticas e/ou interfaces temáticas, como: Infância e Juventude; Gênero e Sexualidade; Racialidade e Realizadores Migrantes e Refugiados. O projeto é coordenado pelo professor Rafael Tassi Teixeira, da Unespar, e pelas professoras Denise Cogo e Gabriela Almeida, da ESPM.

O encontro acontecerá de modo online e será gratuito e aberto ao público, garantindo, também, um certificado aos ouvintes. As inscrições podem ser feitas pelo link: tinyurl.com/migracine .

O Migracine, também, pode ser acompanhado pelo Instagram @observatoriomigracine.

Migracine
Divulgação