Texto: Arthur do Vale

Revisão: Samantha Sousa

Detentos realizam ações de manutenção e limpeza em São João del-Rei
Divulgação – Sejusp

Durante o mês de novembro, os detentos do sistema prisional de São João del-Rei realizaram trabalhos de preservação do patrimônio histórico da cidade, além de serviços de limpeza urbana.

A ação foi promovida pelo Departamento Penitenciário (Depen-MG), em parceria com a Prefeitura de São João del-Rei, e a expectativa é de que a atividade conte com mais de 60 detentos do sistema penitenciário da cidade.

Antes do início das atividades nas ruas de São João del-Rei, os detentos participaram de uma reunião com o juiz Ernani Barbosa Neves da Vara Criminal de Execuções Penais da Comarca de São João del-Rei, onde foi destacada a responsabilidade dada aos detentos nas ações de manutenção e limpeza dos pontos da cidade.

A ação começou no Córrego do Lenheiro, na altura do bairro do Tejuco, e estendeu-se para a Ponte do Rosário e a Praça da Estação.

Nathalia Dantas, comerciante e moradora da cidade, observou de perto as atividades realizadas pelos detentos e destacou:

— É muito importante ações como essa, pois deixa a nossa cidade bem mais limpa. Muitos pontos históricos estavam sendo esquecidos e já não estavam tão bonitos.”

Sobre o projeto, a comerciante ainda afirmou:

— “Isso é uma oportunidade, né? Uma oportunidade para eles (detentos) mostrarem que sabem conviver em sociedade e que estão dispostos a isso.”

O projeto terá a duração de um ano e há possibilidade de renovação do período de realização para mais um ano.