O maior evento cultural e religioso da cidade chega ao seu auge no dia 22 e atrai moradores locais e turistas da região

Por Ana Gabriela Oliveira, Anna Júlia Braga e Cecília Rodrigues

Imagem e Paróquia de Santa Rita
Reprodução: Prefeitura de Ritápolis

O Jubileu de Santa Rita é um dos maiores eventos da cidade de Ritápolis, que tem a Santa como padroeira, atraindo tanto moradores locais quanto turistas da região. A programação da festa tem seu auge de público no dia 22 de maio, segunda-feira, contando com diversas missas, carreata e uma procissão, além de apresentações musicais durante a noite.

A tradição ritapolitana data de 1854, desde a fundação da Paróquia de Santa Rita na cidade. A região da Praça Tiradentes, logo em frente à paróquia, se anima com as barraquinhas montadas e a venda de produtos artesanais, quitutes e bebidas – lembrancinhas, doces, jantas, salgados, bebidas quentes e geladas e até um jogo de bingo, a víspora. O Palco Principal também é instalado neste mesmo lugar, onde os shows acontecem. Apesar do cunho religioso, as apresentações e a movimentação da praça são pontos altos da celebração e boas opções para aqueles que querem conhecer a festa sem participar das manifestações religiosas.

As missas e novenas já começaram pelo município, mas ainda acontecerão neste final de semana: sábado e domingo, às 9h30min, às 15h e às 19h. O dia mais importante da celebração é na próxima segunda-feira (22). A programação começa meia-noite em ponto, com as homenagens à Santa Rita de Cássia. Às 6h da manhã, ocorre a Alvorada Festiva, seguida por quatro missas que acontecem das 7h até às 16h. Neste mesmo dia, também haverá uma apresentação musical da Banda do 11º Batalhão de Infantaria de Montanha, às 14:30. Por fim, a procissão com a imagem da Santa sairá às 18h.

Por ter datas coincidentes com um outro evento ritapolitano, o Maio Cultural, ambos dividirão a programação noturna de shows, todos começando a partir das 22h no Palco Principal. Na sexta (19), o show de Léo de Freitas abre as comemorações. No sábado (20), será a vez da Banda Relux dominar o palco. Por fim, no domingo (21), o Clube da Seresta será a trilha sonora da noite.

Programação:

  • 20 de maio (sábado): Santa Missa e Novena às 9h30min, às 15h e 19h
  • 21 de maio (domingo): às 8h, Santa Missa e Novena, às 15h, 17h e 19h
  • 22 de maio (segunda-feira):

– 0h: Homenagens a Santa Rita de Cássia e bênção dos fiéis

– 6h: Alvorada festiva

– 7h, 8h30, 13h e 16h: Santa Missa

– 10h30min: Santa Missa solene concelebrada

– 14h30min: Apresentação da Banda do 11° BI de São João del-Rei

– 18h: Santa Missa solene concelebrada campal. Em seguida, piedosa Procissão luminosa com a imagem de Santa Rita de Cássia

Shows do Maio Cultural:

  • 18 de maio (quinta-feira): Apresentação dos artistas de Ritápolis na Live Cultural da Rádio Gabirobas, às 19h
  • 19 de maio (sexta-feira): Show do cantor Léo de Freitas, a partir das 22h
  • 20 de maio (sábado): Show da Banda Relux, a partir das 22h
  • 21 de maio (domingo): Clube da Seresta, às 22h
  • 22 de maio (segunda): Apresentação musical da Banda do 11º Batalhão de Infantaria de Montanha, às 14:30