Edição de 2015 promete levar à Tiradentes questões e pensamentos de “Crime e Castigo”, obra-prima do autor russo

[Divulgação] Festival Internacional de Artes Vertentes 2
Festival acontece entre os dias 10 e 20 de setembro
“Que é que os homens temem, acima de tudo? O que for capaz de mudar-lhes os hábitos”. Reflexões como essa, escritas por Dostoievsky em “Crime e Castigo”, deram ao livro o papel de destaque na edição de 2015 do Festival Internacional de Artes de Tiradentes – Artes Vertentes. A obra-prima do autor russo é plano de fundo para todas as mais de 45 atrações do evento, que acontece na cidade de Tiradentes entre os dias 10 e 20 de setembro e conta com a presença de artistas de 10 países.

Segundo a assessoria de imprensa, o Festival pretende proporcionar reflexões e diálogos sobre o eterno dilema imortalizado no livro, numa visão contemporânea. “Pretendemos, com esse conceito inovador, criar um espaço para novas ideias, atuando como plataforma de comunicação entre artistas vindos de diferentes culturas, respeitando suas singularidades, antagonismos e, principalmente, o desejo de dialogar”, explica Luiz Gustavo Carvalho, diretor artístico do Festival.

Contando com nomes de destaque, como o da poeta portuguesa Matilde Campilho, o evento tem atrações nas áreas de:  artes visuais, literatura, música, cinema, teatro e dança.  Como nos outros anos, o festival acontece em lugares de relevância histórica, na busca de reverenciar o patrimônio arquitetônico da cidade, como a Matriz de Santo Antônio e o Centro Cultural Yves Alves.

O estudante da UFSJ, Marlon de Paula, participa pela terceira vez da organização do Festival:“Cobrir pelo terceiro ano o festival me faz ter uma ligação muito próxima com ele, acredito que quando desenvolvemos uma continuidade no trabalho, você começa a se responsabilizar cada vez mais” conta o estudante.

“Eu gosto de trabalhar em cobertura fotográfica e o festival possibilita não só um exercício grande, como também a capacidade de realizarmos trocas muito legais com os artistas que frequentam o evento”, completa.

A programação completa do Festival pode ser conferida no site oficial www.artesvertentes.com. As exposições de artes visuais, leituras, sessões de cinema e o ciclo de ideias possuem entrada franca. Já nas demais atrações, o ingresso custa R$ 20,00 ou R$ 10,00  (para estudantes e maiores de 65 anos) e pode ser adquirido a partir do dia 07 de setembro, entre 14:00 e 18:00, no SESI Centro Cultural Yves Alves, ou de forma online através do site Ingresso Rápido.

Ações Educativas

Evento também realiza trabalhos com crianças da cidade
Evento também visa trabalhar com crianças da cidade

Desenvolvido durante todo o ano letivo na escola da cidade, o projeto trabalha, com crianças de Tiradentes, diversas linguagens artísticas. “Queremos contribuir para a integração do público infantil ao festival, bem como para a formação de público”, afirma Maria Vragova, diretora executiva. Em companhia das crianças, estudantes da UFSJ e UFMG e artesões locais, os artistas franceses Pascal Marquilly e François Andes produzirão uma escultura “Quimera”, ser imaginário da mitologia grega.

TEXTO/VAN: LUCAS MARANHÃO

FOTOS: DIVULGAÇÃO SITE OFICIAL