Fernanda Rezende

Em 21 de abril, comemora-se a Inconfidência Mineira, também conhecida como Conjuração Mineira.  Na região das Vertentes, onde Tiradentes foi condenado e executado por participar da tentativa de revolta contra a Coroa portuguesa, as cidades planejam uma programação voltada para celebrar a memória do “herói” desse fato histórico.
Neste ano, a Associação Trilha dos Inconfidentes de São João del Rei promete promover um evento diferente dos anos anteriores. O movimento da Inconfidência irá reunir 21 municípios do Circuito Turístico Trilha dos Inconfidentes para combater, junto a Associação dos Parentes e Amigos dos Dependentes Químicos – APADEQ, o problema das drogas e a reabilitação de seus usuários. 
Este projeto em parceria com a APADEQ, de acordo com Marcos Vinícius da Costa Januário, gestor da trilha, busca concretizar a primeira ação em conjunto dos municípios em prol do trabalho social. Ele será realizado através da participação institucional e financeira, fortalecendo a união das 21 cidades associadas ao Circuito, estendendo a possibilidade de atuação, visto que a associação atende à região do Campo das Vertentes.
As atividades terão início no dia 20 de abril. Na programação, está incluído um abraço simbólico entre os 21 prefeitos envolvidos e o governador, além da firmação do convênio. Além disso, ocorrerão outras ações ligadas a APADEQ. Nesse evento, também haverá o 1º Banquete da Inconfidência, oferecido pela prefeitura de Tiradentes, que acontecerá às 20h, na Rua Direita, no Centro Histórico de Tiradentes. “O banquete contará com 19 chefes de cozinha e aproximadamente 2000 pessoas. É a primeira vez que o evento será aberto para tantas pessoas”, relata Marcos Vinícius Januário.
Na cidade de Ritápolis, segundo a prefeitura do município, não haverá nenhuma comemoração além do hasteamento da Bandeira, às 8hs, na Praça Tiradentes, com a presença da Banda Santa Cecília. A prefeitura informa ainda que, neste ano, a comemoração do dia 16 de Novembro, realizada na Fazenda do Pombal, estará a cargo de Ritápolis, que comemorará nessa data. 
Outra atração durante o evento será a Cavalgada da Inconfidência, que completa 25 anos nessa edição, sendo realizada entre as cidades históricas de Tiradentes e São João del – Rei. O trajeto acontece em sentido contrário, de São João Del Rei a Tiradentes, às 11h30, no dia 20. Como nos anos anteriores, está prevista a execução do Hino Nacional, hasteamento de bandeiras, chamada dos inconfidentes e o discurso do historiador José Antônio Ávila, convidado dessa edição do evento.
Segundo o  são-joanense Caio Chagas, a cavalgada já é uma tradição. “É sempre bom participar e relembrar um momento histórico tão importante,” afirma o cavaleiro. A programação acontece no domingo, dia 21, com saída de Tiradentes prevista para as 10h, do Parque de Exposições. 
De acordo com a organização do evento, o trajeto continua o mesmo, percorrendo a Estrada Real até a chegada em Santa Cruz de Minas, sentido Bairro Matosinhos, Praça Pedro Paulo, Avenida Tiradentes, Rua da Prata, Ponte do Rosário, Largo Tamandaré e Avenida Leite de Castro, rumo ao Parque de Exposições, onde posteriormente haverá uma confraternização. A chegada está prevista para 14h.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.