Evento busca promover o contato entre a comunidade e o espaço estudantil

A proposta da Semana de Integração é aproximar a comunidade de SJDR e o IFET. FOTO: Divulgação

O Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais (IFET) promove, entre os dias 11 e 13 de maio, a Semana de Integração no campus São João del-Rei. A programação do evento conta com mais de 50 atividades, divididas entre oficinas, atividades esportivas e lazer.

Segundo a organização, os minicursos são divididos entre grupos temáticos, como “Arte, Cultura e Linguagens”, “Tecnologias, Política e Educação”, “Meio Ambiente, Saúde e Bem-Estar” e “Empreendedorismo”. Também compõem o evento a Corrida Noturna, os Jogos Internos do Campus e a Comemoração do Dia do Trabalhador.

O intuito da Semana de Integração é estender o espaço estudantil do Instituto aos moradores de São João. De acordo com o Departamento de Extensão do IFET, o evento busca “promover a aproximação do campus com os são-joanenses, por meio de atividades lúdicas e educativas voltadas para toda a comunidade.”

Segundo o diretor do Departamento, Ataualpa Luiz de Oliveira, a realização do evento reafirma a participação do IFET na comunidade. “Todo o esforço para a realização dessas atividades se respalda no compromisso da Direção de Extensão do campus São João del-Rei em desenvolver ações extensionistas de qualidade, considerando a extensão atividade acadêmica guia na formação de nossos alunos”, conclui.

Para os alunos, o evento é uma plataforma de aproximação do público com a escola. “É importante, porque abre para o público todo entrar na escola, para quem tem curiosidade ou interesse. Participar do evento é aprofundar o vínculo do aluno com o Instituto”, informou a estudante do curso técnico em Administração, Roberta Santana.

As oficinas promovidas oferecem aos participantes a oportunidade de conhecer novas áreas de atuação além das proporcionadas pelos cursos lecionados no IFET. “Nos dão a chance de ampliarmos nossos conhecimentos e nos empenharmos em buscar cada vez mais nos tornar ‘empreendedores do futuro’”, afirmou a estudante Jessica Dias, que participa dos minicursos de Educação Financeira e Limpeza de Pele.

A“Confraternização da Semana da Integração” marca o encerramento do evento. Manifestações artísticas e culturais, além de barracas de comida mineira, fazem parte da confraternização.

As inscrições para as atividades podem ser feitas pelo site do IFET, entre os dias 2 e 13 de maio. Os participantes das oficinas e dos minicursos receberão certificados.

TEXTO/VAN: Lucas Almeida