Foi realizado no último dia 1, no auditório do curso de Administração, sala 2.11, no CTAN (UFSJ), o I Encontro de Mídia Regional do Campo das Vertentes. O evento foi uma promoção do curso de Comunicação Social/Habilitação Jornalismo, organizada pela Profª Filomena Bomfim, coordenadora do projeto VAN – Vertentes Agência de Notícias. O objetivo da iniciativa é estreitar os laços entre os editores da mídia regional e os docentes/pesquisadores do curso. Na ocasião, a Profª Luciene Tófoli, editora do site da agência de notícias, anunciou o resultado do concurso de logomarcas da Vertentes Agência de Notícias (VAN): o primeiro lugar coube ao aluno do 4º período, Rhonan Moreira Neto, que teve como prêmio uma visita à redação do jornal O Estado de São Paulo; o segundo lugar coube ao aluno do 4º período, Carlos Bem Gonçalves, que ganhou um curso de redação da agência Comunique-se; e, com o terceiro lugar ficou o aluno Rodrigo José Bertolino Gomes, que foi agraciado com um livro pertencente à bibliografia básica de suas disciplinas.
Profa. Filomena apresenta o projeto
A VAN foi apresentada pela Profª. Drª. Filomena Bomfim, enquanto o monitor Eduardo Maia, aluno do 6º período, apresentou o site da agência. O evento contou com a presença de importantes jornalistas regionais, tais como Jairo Alexandre Vieira (Jornal Na Imprensa), e José Cláudio Henriques (Jornal O Grande Matosinhos), entre outros.
Presidente do Sindijori, Dermeval do Carmo Filho.
Um outro grande destaque do encontro, foi a participação do jornalista Dermeval do Carmo Filho, presidente do Sindicato de Jornais e Revistas do Interior (SINDIJORI), ministrando uma palestra sobre “a importância da comunicação regional para a formação do jornalista no Brasil”. Ele destacou informações relativas ao piso salarial da categoria para as diversas atividades do jornalismo regional, enfatizando o quanto um bom investimento nesta área pode propiciar uma carreira de sucesso, em todos os ramos da comunicação, para os jornalistas envolvidos nesta causa, justificando assim a importância da criação da agência de notícias regional.
Editores e pesquisadores marcaram presença no encontro

Texto: José Paulo Guimarães
Fotos: Wanderson Nascimento