Com empreendedorismo ecológico e muita determinação, conheça um pouco da história de Heloísa Garcia, fundadora da Associação Marco 0

por Júlia Diniz, Lara Cristina Reis e Lívia Antoniazzi

Nascida na cidade de São João del-Rei, Heloísa Helena Garcia, 27, uniu sua paixão pela natureza à luta pela comunidade PcD e fundou a Associação Marco 0 Ecoturismo. A entidade promove a inclusão de pessoas com deficiência e mobilidade reduzida à atividades como passeios ecológicos e esportes.  ‘’Eu queria somar na vida das pessoas com deficiência”, diz a empreendedora sobre a fundação da associação. Ademais, a pioneira no empreendedorismo com acessibilidade em São João del-Rei e em Santa Cruz de Minas, Heloísa conta que, seu empreendimento foi votado e aprovado como projeto de lei que concedeu o título de utilidade pública à Marco 0. Além disso, a são joanense explica que solicitou a 37° subseção da OAB de São João del Rei para a criação de uma comissão permanente em defesa do direito da pessoa com deficiência, que depois de um tempo foi aprovada.

Foto: Acervo Pessoal

Além das atuais barreiras que enfrenta para trazer visibilidade ao seu projeto, ao longo de sua vida, a fundadora do Marco 0 precisou lidar com muitos outros desafios. Aos 7 anos de idade, foi diagnosticada com um tumor no tronco cerebral, o que abalou sua vida. Foram tempos difíceis, todavia, felizmente, Heloísa conseguiu atingir um passo importante para o tratamento, a cirurgia de retirada de tumor. A alteração celular deixou sequelas, como a surdez em um ouvido, a paralisia facial e a dificuldade para andar. Entretanto, essas condições não a impediram de seguir sonhando e colocando em prática os objetivos que visava alcançar. Com seu projeto e ações, ela desbanca os preconceitos que atrelam pessoas com deficiência à ineficiência.

Foto: Acervo Pessoal

Ao som de passarinhos cantando sob o céu, Heloísa expressa seu apreço pela natureza. Ela comenta da sensação de paz que sente ao estar rodeada pelas belezas naturais. Não é de se espantar que ver o pôr do sol e realizar passeios ecológicos se destaquem entre suas atividades favoritas de lazer. Mas essa paixão pelo meio ambiente não é de hoje. Ela se recorda e nos conta o contato que teve também durante a infância, sobre hortas, serras e boas companhias. Além disso, fala das dificuldades enfrentadas durante a pandemia e quão valoroso foi estar junto à natureza para ajudá-la a passar por esse momento de crise. 

Foto: Acervo Pessoal

Heloísa ainda revela algumas outras curiosidades sobre suas preferências, como o gosto por português e história na época da escola. Também conta sobre frustrações, como a falta de união de todas as associações que englobam pessoas com deficiência e do apoio de voluntários, ainda em pequena escala diante de projetos sociais. Ainda assim, não perde a esperança e o desejo em crescer o movimento, inclusive, revelando um próximo projeto que acontecerá em breve sobre a pauta ‘’Políticas Públicas’’.