Texto: Louise Zin

Revisão: Samantha Souza

O projeto cultural “Guadalajara 70 – Antigo Serviço de Alto-Falante de Conceição da Barra de Minas”, produzido por Filipe Ávila, premiado com recursos da Lei Aldir Blanc (14.017), tem como objetivo, não apenas proporcionar momentos de lazer, mas, também, promover a cultura local. O evento terá uma única apresentação ao vivo, neste domingo (28), às 20h, no facebook da prefeitura de Conceição da Barra de Minas. https://www.facebook.com/prefeituracbm

Filipe Ávila conta que o alto-falante é de grande importância para a cidade, sendo um dos principais meios de comunicação, não apenas de Conceição da Barra, mas de várias outras cidades pequenas. O serviço difunde mensagens de anúncios festivos, saúde pública, acontecimentos religiosos, notas de falecimento, perdas de objetos, além de avisos escolares e esportivos. Ele ainda explica que, na década de 70, no antigo Cine Teatro São Luís, local de diversas manifestações culturais, também funcionava um serviço de alto-falante, que era chamado de “Guadalajara 70” e tinha como responsável e operador o Sr. Antônio de Ávila, avô do produtor.

Projeto cultural "Guadalajara 70
Imagem de divulgação

“O Guadalajara 70 cumpria suas funções rotineiras de transmitir mensagens. Porém, em ocasiões especiais e nos finais de semana, reproduzia músicas e mensagens personalizadas. Os rapazes e moças mandavam bilhetes ou recados para o operador do alto-falante, pedindo-lhe que determinada música fosse reproduzida e oferecida para alguma pessoa especial, enquanto passeavam ou namoravam no entorno da praça. Muitas pessoas da comunidade, que viveram esses momentos contam, com um sentimento de pertencimento, a emoção que era quando recebiam uma música. Outras, ainda, relembram a famosa frase do locutor, em um formato romantizado à época, no momento em que oferecia uma música, e que dizia: – “Essa música vai para alguém, e esse alguém sabe quem”, explica Filipe.

Ele ainda acrescenta que seu avô sempre foi fonte de inspiração por estar envolvido nas manifestações culturais da cidade, e assim veio a ideia de criar esse projeto: “Fazer esse tributo ao meu avô, à minha cidade, rememorando um costume vivido por vários anos, adequando ao formato proposto de live (espetáculo ao vivo) através da internet e assim valorizar a cultura local, além de trazer entretenimento para a comunidade.”.

Projeto cultural "Guadalajara 70
Imagem de divulgação

Ele ainda ressalta a importância de um evento como esse: – “Além de incitar o sentimento de pertencimento do público e projeção da vida comunitária, promover e difundir a cultura local, os costumes da comunidade e proporcionar momentos de lazer e alegria através do resgate de manifestações coletivas, o evento ainda contribui para amenizar os impactos na saúde mental da comunidade causados pela pandemia do novo Coronavírus.”.

Fernando Lellis Palumbo, assessor jurídico e criador do projeto SuperAção (https://www.instagram.com/fernando.superacao/), conta que, além de contribuir com as divulgações do evento, estará presente, de forma voluntária, na apresentação. Ele ainda compartilha suas expectativas para o dia: – “Do projeto eu espero que faça memória a um costume local da comunidade. E que seja um instrumento de manifestação dos bons sentimentos das pessoas em relação ao próximo. E que possamos todos juntos vibrar uma energia bem positiva que certamente marcará positivamente a vida das pessoas hoje, como marcava no passado. Espero que seja de fato uma manifestação de carinho, por meio da música, em um mundo onde as pessoas, às vezes, parecem estar tão distantes umas das outras e com vazios existenciais profundos.”

Projeto cultural "Guadalajara 70
Imagem de divulgação

A live terá Sidney e Tião do Fole como convidados musicais especiais, o repertório será bem variado, com músicas dos anos 60, 70 e 80. Todas as pessoas estão convidadas a participar. Para oferecer músicas e declarações, basta mandar uma mensagem para o whatsapp (32) 99920-9428, no instagram @altofalantecbm (https://www.instagram.com/altofalantecbm/), ou ainda por comentários na live no dia do evento.

Filipe deixa o convite: – “Tenho certeza que será um momento muito especial e alegre, que vai ficar na memória da cidade. Então, gostaria de reforçar o convite para as pessoas a participarem pedindo e oferecendo suas músicas ou mensagens e também para assistirem a apresentação ao vivo no domingo (28/11), às 20h, no Facebook da Prefeitura de Conceição da Barra de Minas. E agradeço de coração a todos que já estão participando e interagindo conosco nas redes sociais e também aos nossos colaboradores e apoiadores do projeto.”